Nova Friburgo poderá sediar olimpíadas escolares brasileiras

terça-feira, 16 de junho de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Nova Friburgo é uma das cidades candidatas a sediar as olimpíadas escolares, evento que será realizado nos meses de setembro e novembro de 2010. Como a cidade já começou sua preparação, na manhã de ontem, 15, os supervisores de eventos do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Jessé Oliveira e Cristiano Barros, se reuniram com o prefeito Heródoto Bento de Mello, os secretários Frank James Fernandes (Esportes), Braulio Rezende Filho (Geral), Roosevelt Concy (Cultura), Ledir Porto (Educação) Sergio Madureira (Turismo) e Girlan Guilland (Comunicação), quando explicaram todos os detalhes sobre as exigências do COB e as responsabilidades que o município terá de assumir caso venha a ser escolhido.

Após o encontro, os dois integrantes do COB estiveram na redação de A VOZ DA SERRA junto com Frank James, em visita ao diretor Laercio Ventura, e em seguida iniciaram as vistorias em todas as praças esportivas e rede hoteleira de Nova Friburgo, que servirão para o relatório que vão elaborar. O COB está investindo nas categorias de base, visando a formar os atletas do Brasil que disputarão os Jogos Olímpicos de 2016, que podem ser no Brasil, já que o Rio de Janeiro concorre com outras cidades. Normalmente duas cidades realizam as olimpíadas brasileiras, que ocorrem nas categorias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. A competição é aberta a escolas públicas e privadas.

A indicação das cidades e faixa etária é feita pelo órgão brasileiro após avaliar as condições estruturais, praças esportivas, rede hoteleira e demais possibilidades de cada município. Este ano a competição será em novembro, em Poços de Caldas e Fortaleza. Nova Friburgo concorre para sediá-la em 2010 com as cidades de Poços de Caldas (MG), Maringá (PR), Goiânia (GO), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB) e Blumenau (SC).

Se for aprovado, o município receberá aproximadamente 3.500 atletas. Para que a cidade seja escolhida, além da estrutura hoteleira exigida, segurança pública, sistema de transportes adequado, é preciso vontade política, o que o prefeito Heródoto Bento de Mello já garantiu. Além das competições esportivas nas nove modalidades - basquete, vôlei, handebol, futsal, atletismo, tênis de mesa, xadrez, natação e judô -, o COB faz um trabalho paralelo nas áreas de cultura, educação e turismo, com palestras, clínicas, roteiros turísticos para todos os participantes, teatro de bonecos itinerante e uma série de outras atividades para sensibilizar toda a comunidade sobre a importância do esporte. O COB também sensibiliza os estados que participam a doar livros para as bibliotecas públicas. Ao todo no Brasil o COB movimentará com esta competição 18.660 escolas e 953 mil atletas entre 12 e 14 anos e 17.161 escolas e 983.936 atletas entre 15 e 17 anos.

Se Nova Friburgo for escolhida como uma das sedes, já garante a participação de uma escola nos jogos e, evidentemente, terá que haver um trabalho sério de base, de preparação física e técnica, principalmente, a partir do momento da escolha.

Além de todas as explicações no encontro com o prefeito Heródoto, Cristiano e Jessé exibiram um filme com a trajetória das olimpíadas escolares e Alexandre Meinhardt (diretor da Groove – empresa que faz a propaganda institucional de Prefeitura) mostrou um vídeo sobre Nova Friburgo. As praças esportivas que Cristiano e Jessé estão visitando nestes dois dias são o Ginásio Municipal Alberto da Rosa Pinheiro, em Conselheiro Paulino, Ginásio Municipal de Duas Pedras, Ginásio Esportivo Frederico Sichel, do Sesi, em Conselheiro Paulino, parque aquático do Sesc, complexo esportivo do Sesi, na Vila Amélia, Ginásio Padre Zegrí, do Colégio Nossa Senhora das Mercês, complexo esportivo do Colégio Anchieta, Ginásio Santa Paula Frassinetti, do Colégio Nossa Senhora das Dores, Ginásio Poliesportivo do Instituto de Educação de Nova Friburgo (Ienf), Ginásio Helena Deccache, do Friburguense, complexo esportivo do Educandário Miosótis, parque aquático da Academia Aquarium e Ginásio Municipal Adhemar Francisco Combat, em Olaria.

A decisão da cidade sede será divulgada no fim de agosto. Agora fica a expectativa pela escolha de Nova Friburgo, que já começou a preparação, visto que as autoridades esportivas têm ainda um grande rol de encargos a obedecer.

4 Toques

1- CASA

Atendendo a pedido dos atletas, o prefeito Heródoto Bento de Mello está construindo a Casa do Atleta, no bairro Cascatinha. O local servirá de base para os novos atletas.

2- BASQUETE

O centro de excelência do basquete brasileiro pode ser em Nova Friburgo. A cidade pleiteou a vaga e o novo presidente da CBB acenou positivamente para a ideia.

3- VÔLEI

A Prefeitura fez parceria com o projeto Viva Vôlei, para implementar e dinamizar a modalidade dentro de nossa cidade.

4- JUVENTUDE

Os Jogos da Juventude, categoria de 15 a 18 anos, serão em Singapura e o Brasil tem grandes chances de trazer muitas medalhas da competição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade