Nova Friburgo participa da sua primeira reunião como membro do Conleste

terça-feira, 03 de abril de 2012
por Jornal A Voz da Serra

Como resultado da assinatura, no último dia 15 de março, do ingresso do Município de Nova Friburgo no Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento dos Municípios do Leste Fluminense, o CONLESTE, neste último dia 29 de março, aconteceu no Centro de Integração do COMPERJ em São Gonçalo, a primeira reunião da diretoria do CONLESTE com a participação do seu mais novo integrante. A reunião foi muito bem coordenada pelo Diretor Geral do Conleste, Sr. Álvaro

Adolpho que, após dar as boas vindas aos representantes de Nova Friburgo, Paulo Roberto de Souza, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e João Mendes da Silva Neto, Coordenador Geral da Agenda 21 de Nova Friburgo, procurou, especificamente, tratar os assuntos apresentados, de forma regional e integrativa entre os Municípios consorciados.

Entre os assuntos discutidos, dois tiveram destaque especial: a coleta seletiva e a destinação corretas dos resíduos sólidos, assuntos que estão na pauta do dia, por conta dos planos municipais de saneamento básico, em cumprimento da Lei Nº 12.305/2010 da Política Nacional de Resíduos Sólidos e que já tem algumas propostas de solução regional como a implantação de uma central de coleta de resíduos eletrônicos no Município de Tanguá, atendendo todos os Municípios do seu entorno com a destinação final para as grandes empresas fabricantes destes materiais, dentro do conceito de logística reversa. Outra proposta é a de capacitar os chamados “catadores” de materiais recicláveis, transformando-os em Agentes Ambientais, mudando assim um rótulo pejorativo em um título mais adequado e cidadão. A proposta do Conleste é a de estimular os Municípios a se adequarem à Política Nacional de Resíduos Sólidos, criando a sua própria Política Municipal de Resíduos e atuarem conjuntamente na implantação de soluções regionais e integradas, fortalecendo assim as suas ações.

Outro assunto de destaque foi com relação a mobilidade urbana em toda a área do CONLESTE, onde o VLT-Biodiesel, Metro, barcas, aeroporto e trem vão ter destaque em projetos que já estão em andamento, atendendo a industria, turismo, comercio e os principais usuários que são os trabalhadores e moradores destas regiões. A mobilidade desta região tem que estar pronta antes do boom industrial e demográfico acontecer para estas 15 cidades. Foi proposto a criação de conselhos de transportes em cada cidade e um conselho regional de transporte para monitorar toda área do CONLESTE. Esta reunião, objetiva e prática, sacramentou a integração de Nova Friburgo no CONLESTE.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade