A hanseníase é uma doença infecciosa que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo. Pode variar de dois a até mais de dez anos. Esta doença pode causar deformidades físicas, que podem ser evitadas com o diagnóstico no início da doença e o tratamento imediato.
A próxima segunda-feira, será o Dia Mundial de Combate à Hanseníase. Neste sentido, a Fundação Municipal de Saúde, com a preocupação de mobilizar a população dos riscos da doença, promoverá um evento no mês de fevereiro com o intuito de esclarecer sobre o que é a hanseníase e suas consequências.
Hoje, a rede pública de Saúde, por meio da Fundação Municipal, oferece tratamento gratuito, além do medicamento, na Policlínica Centro Silvio Henrique Braune (Suspiro) e os atendimentos são feitos todas as segundas e terças-feiras na parte da manhã. O tratamento adequado é com o medicamento PQT (Poliquimioterapia). Desta forma, o bacilo acaba sendo morto, assim interrompendo a transmissão da doença.
Deixe o seu comentário