Nova Friburgo não vai utilizar biometria nas eleições de 2014

segunda-feira, 15 de julho de 2013
por Jornal A Voz da Serra

 Vinicius Gastin

A Justiça Eleitoral deu início ao Programa de Identificação Biométrica em 23 estados e no Distrito Federal. Desde o início do ano 163 municípios destas localidades começaram a identificar os eleitores pela impressão digital, e a meta é recadastrar cerca de 16 milhões de eleitores até as eleições de 2014. Entretanto, Nova Friburgo terá que esperar um pouco mais para aderir ao sistema. De acordo com informações da 222ª Zona Eleitoral, ainda não há previsão para o início do cadastramento na cidade. 

A expectativa do TSE é de que o sistema de identificação biométrica seja implantado em todo o Brasil até 2018. No Estado do Rio de Janeiro, apenas a cidade de Niterói foi selecionada e utilizará o novo método nas próximas eleições. O último balanço do TRE-RJ informou que pouco mais de 40 mil eleitores foram atendidos. O sistema com leitor biométrico identifica as impressões digitais e impede que alguém vote no lugar de outro eleitor, ou use documento falso para tirar o título.

Por meio dessa tecnologia, a identificação acontece através do cruzamento de dados com as impressões digitais cadastradas no banco de dados da Justiça Eleitoral e inseridas na urna eletrônica. Os objetivos são eliminar a intervenção humana nessa etapa e evitar qualquer outro tipo de falha no momento da identificação. A Justiça Eleitoral conta com cerca de quatro mil kits biométricos para atender os estados que farão o recadastramento, compostos por um dispositivo de capturas de fotos, scanner para captura de digitais, maleta de transporte e cenário (miniestúdio fotográfico com assento).


Sistema está em testes desde 2008

O recadastramento biométrico foi realizado pela primeira vez nas eleições municipais de 2008 em três cidades: Colorado do Oeste-RO, Fátima do Sul-MS e São João Batista-SC. No pleito presidencial de 2010 a Justiça Eleitoral decidiu continuar o projeto e realizou o processo de recadastramento em 57 municípios.

Para 2012 a Justiça decidiu ampliar o projeto para mais 235 municípios, convocando aproximadamente sete milhões de eleitores. Entre as cidades selecionadas para participar da nova etapa de recadastramento neste ano estão dez capitais: Rio Branco-AC, Macapá-AP, Brasília-DF, São Luís-MA, João Pessoa-PB, Recife-PE, Teresina-PI, Boa Vista-RR, Palmas-TO e Natal-RN.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade