Nova Friburgo a mil dias do bicentenário

Contagem regressiva para a data histórica foi oficialmente iniciada
terça-feira, 18 de agosto de 2015
por Márcio Madeira
(Foto: Regina Lo Bianco)
(Foto: Regina Lo Bianco)

A contagem regressiva foi oficialmente iniciada. Daqui a exatos mil dias Nova Friburgo, única cidade brasileira criada a partir de um decreto real, completará 200 anos de história.

Muitas águas rolaram pelo Rio Bengalas desde aquele sábado, 16 de maio de 1818, em que o Rei Dom João VI assinou o decreto que buscava estreitar os laços de amizade com os povos germânicos, através de um processo planejado de colonização. A epopeia dos primeiros suíços e alemães lançou as bases para diversos outros processos migratórios que, em meio a notável diversidade cultural, aos poucos fizeram de Nova Friburgo uma cidade singular, justamente por sua inesgotável vocação à pluralidade.

E é justamente neste passado marcado pelo colaboracionismo e pela resiliência, com exemplos tristemente recentes da mais dolorosa superação, que se há de buscar a inspiração para escrever os próximos capítulos dessa história. Basta lembrar que antes do bicentenário a cidade ainda terá a oportunidade de se mostrar aos olhos do mundo através da passagem da tocha olímpica, e também antes dessa data os cidadãos hão de escolher os governantes que terão o privilégio de liderar a cidade neste marco histórico.

São, portanto, mil dias de grande importância, que pedem a união de lideranças em prol de interesses maiores, coletivos, com vias a justificar todo o sacrifício dos pioneiros na busca por fazer deste vale um lugar especial para viver e conviver.

A VOZ DA SERRA orgulha-se por ter registrado mais de um terço desta história, e deseja que os próximos mil dias sejam bem aproveitados para que, nos próximos cem anos, não faltem boas notícias a serem dadas por aqui.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Nova Friburgo | bicentenário | contagem regressiva
Publicidade