Nova Friburgo já tem mais de mil casos de dengue

Em dois meses, número subiu mais de 500% em relação a todo o ano de 2015
quarta-feira, 09 de março de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Centro de hidratação do Hospital Municipal Raul Sertã (Foto: Lúcio Cesar Pereira)
Centro de hidratação do Hospital Municipal Raul Sertã (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

Nesta quarta-feira, 9, uma semana após a divulgação do último boletim epidemiológico, a secretaria municipal de Vigilância em Saúde registrou novos dados alarmantes: em sete dias os números aumentaram de 855 para 1.169 pessoas infectadas. O crescente aumento de casos de dengue levou o prefeito Rogério Cabral a decretar estado de emergência em saúde pública. A medida autoriza a Secretaria Municipal de Saúde a contratar pessoal temporário, requisitar equipamentos e até contratar obras sem licitação para atender as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. Além de permitir que agentes de saúde vistoriem imóveis fechados ou abandonados na cidade.

Para se ter uma ideia, em todo o ano de 2015, Nova Friburgo registrou 180 casos da doença, ou seja, se comparado com estes dois primeiros meses de 2016, o número de infectados pelo vírus da dengue subiu 549,4%. No caso da contaminação pelo vírus zika, vetor que pode provocar microcefalia em bebês, subiu de 36 para 40 o número de gestantes com suspeita da doença. Os casos estão sendo investigados por um laboratório do estado.

Para tentar otimizar os atendimentos de pacientes infectados pelos vírus provocados pelo Aedes Aegypti, foi montado um Centro de Hidratação no prédio onde funcionará o Hemocentro, anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã. O espaço atende, diariamente, centenas de pessoas com suspeita de infecção pelo mosquito. Além de ser encaminhado para o acolhimento onde são verificados os sinais vitais, o paciente preenche uma ficha com os dados cadastrais e, depois, realiza a classificação de risco e os exames laboratoriais, que devem ficar prontos em cerca de 40 minutos. Em casos mais graves, a pessoa recebe hidratação oral preventiva e pode ser encaminhada para atendimento médico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Aedes Aegypti | Dengue
Publicidade