Henrique Amorim
Quem busca uma oportunidade no mercado de trabalho tem mais uma chance de se capacitar sem ter que sair de Nova Friburgo. E o melhor, de graça, com os 14 cursos profissionalizantes em turismo que o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) oferecerá a partir do próximo dia 20 de janeiro. As inscrições já estão abertas para adolescentes a partir dos 16 anos que estejam cursando ou já tenham concluído pelo menos o 5º ano do ensino fundamental (antiga 4ª série). Os alunos serão selecionados por sorteio. A 12ª unidade da instituição oferecerá inicialmente 452 vagas e foi inaugurada oficialmente na segunda-feira, 22, pela prefeita Saudade Braga e membros da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), administrada pelo governo do estado, parceiro do empreendimento, num prédio de três andares na Avenida Júlio Antônio Thurler 18, no bairro de Olaria.
O CVT conta com 15 salas de aula, laboratórios, salas de reuniões e videoconferências, biblioteca e até uma cozinha, quarto e restaurantes-escolas para o treinamento dos futuros funcionários da rede hoteleira de Nova Friburgo e região. A meta é capacitar pelo menos 1,2 mil novos trabalhadores por ano, segundo o vice-presidente da Faetec, Celso Pansera, com cursos práticos semestrais e com certificação. O CVT disponibilizará ainda um centro de internet grátis para toda a comunidade.
A escolha de cursos de turismo e hotelaria atenderão a demanda de oferta de emprego e a conseqüente falta de mão-de-obra qualificada no setor constatada no município. O próprio secretário de Turismo de Nova Friburgo, Luiz Moraes, observou que atualmente muitos hoteleiros optam por treinar seus próprios funcionários, devido à falta de capacitação da mão-de-obra. “Atualmente só há oferta de cursos profissionalizantes na rede particular, o que desfavorece muita gente”, disse o secretário.
A Faetec não poupou esforços e investimentos na instalação da nova unidade, que consumiu R$ 800 mil em recursos para montagem de equipamentos, aquisição de computadores e instrumentos de cozinha e restaurantes para os cursos práticos de hotelaria. Serão contratados pelo menos 20 professores na região e outros 20 funcionários administrativos para a unidade, que será gerenciada pela atual secretária municipal de Assistência Social e coordenadora do Centro de Formação Profissional para a Indústria do Vestuário, Marinisse Guimarães.
Além dos cursos profissionalizantes de turismo, o CVT oferecerá também o curso técnico de montagem e manutenção de microcomputadores, um pedido especial da prefeita Saudade Braga, devido à grande demanda pelo serviço e a carência de profissionais habilitados no mercado. No segundo semestre de 2009 será implantado o curso técnico de cozinha, com ingresso de alunos através de prova de seleção.
A Faetec prevê ainda a inauguração, nos próximos dois anos, de mais 28 unidades do CVT em todo o estado. O município vizinho de Bom Jardim já conta com uma unidade do CVT especializada em cursos voltados à profissionalização de mão-de-obra para o setor de moda íntima.
Cursos do CVT para o 1º semestre de 2009
Curso pré-requisito vagas
recepcionista hoteleiro 16 anos – 9º ano completo 40
assistente de gerência hoteleira 18 anos – ensino médio completo 50
operador de telemarketing 16 anos – 9º ano completo 40
camareira 18 anos – 5º ano completo 50
inglês para turismo 16 anos – 9º ano completo 40
francês para turismo 16 anos – 9º ano completo 20
espanhol para turismo 16 anos – 9º ano completo 40
garçom 16 anos – 5º ano completo 20
barman 18 anos – 8º ano completo 40
informática básica 15 anos – 9º ano completo 40
montagem e manutenção de micros 16 anos – 9º ano completo 32
cozinheiro 16 anos – 5º ano completo 20
auxiliar de cozinha 16 anos – 5º ano completo 20
técnico em cozinha 17 anos – ensino médio completo 20
· Para se inscrever basta apresentar originais da carteira de identidade, CPF ou certidão de nascimento, além do comprovante de conclusão dos cursos exigidos.
Deixe o seu comentário