Nova Friburgo inicia parceria com Jornal do Brasil

terça-feira, 10 de março de 2009
por Jornal A Voz da Serra

Dois friburguenses de coração: o prefeito Heródoto Bento de Mello e o vice-presidente de gestão, infraestrutura e mercado leitor do Jornal do Brasil, Eduardo Larangeira Jácome, se encontraram na última sexta-feira, 06, para um almoço na sede do jornal no bairro do Rio Comprido, no Rio de Janeiro. O objetivo, segundo Jácome, era o de “prestar uma homenagem para quem sempre lutou muito por Nova Friburgo”. O vice-presidente, casado com uma friburguense, afirmou que não imaginava que toda contribuição que Heródoto deu durante seus mandatos anteriores para a cidade pudesse voltar de forma tão vibrante. Jácome abriu as portas do Jornal do Brasil para o prefeito e disse que estava ali para ouvir os planos do novo governo.

Herótodo Bento de Mello falou que era um imigrante, como foram os colonizadores da cidade, mas que se considerava um friburguense como qualquer outro, tamanho seu amor pela cidade. Após agradecer ao convite e pela recepção que estava tendo, o prefeito falou um pouco sobre a história de Nova Friburgo, explicando ser esta a primeira cidade planejada do país, há 191 anos, e sobre a vinda dos suíços, que tiveram dias difíceis. Com a vinda dos alemães, Nova Friburgo ganhou novo impulso e acabou sendo construída “por seus próprios filhos”, explicou o prefeito. Contou também sobre a época da industrialização, quando quatro grandes fábricas sustentaram a cidade de 1910 a 1980, aproximadamente, e da virada que a cidade deu, após fechamento e demissões nas fábricas, principalmente, a Fábrica Filó que forçou as mulheres demitidas a trabalharem por conta própria, o que resultou num forte mercado de moda íntima.

Planos

Em seguida, o prefeito falou de alguns dos seus planos de governo, como a construção de um Veículo Leve sobre Trilhos – VLT – que atravessará a cidade por cima do rio, única via livre disponível para o projeto e que servirá tanto para o transporte de massa como para o turismo, pois será um projeto inédito no país, nos moldes em que está sendo feito. Ele explicou que o projeto é arrojado e caro e que engenheiros alemães virão à Nova Friburgo para ajudar e que o custo estimado é de US$ 300 milhões. Mas que isso não é problema, pois existem recursos de Parceria Público-Privada (PPP) que podem custear o projeto. A questão mais problemática, segundo Heródoto, e que está sendo estudada com muito cuidado, é o preço da passagem, pois ele tem que ser viável, dentro dos padrões da população friburguense.

Heródoto explicou que Nova Friburgo não é uma cidade, mas sim um parque que contém uma cidade. Ele defendeu sua mais nova tese de que Nova Friburgo é um Parque Habitado, por possuir uma área de 1.000km2, sendo apenas 2,5% habitados. “Nós vamos nos vender como parque. Não somos uma cidade. Nova Friburgo é um parque que abriga uma cidade. Um Parque Habitado”, ressaltou.

Além de falar sobre a construção de um aeroporto e de casas populares, o prefeito destacou a questão da saúde, considerado o maior problema da cidade e que, com o acordo entre a Prefeitura e a Fundação Osvaldo Cruz, esperava encontrar o melhor caminho para a solução dos problemas que são emergenciais. Para Heródoto, o assunto é muito sério e está tendo toda a atenção do governo.

O recente encontro com o reitor da Uerj para transformar Nova Friburgo num pólo educacional também foi mencionado, assim como o início das conversações para que a UFRJ também instale um campus na cidade. O prefeito explicou que quer transformar Nova Friburgo em um pólo cultural, turístico e em cidade universitária, pois estas são as suas principais vocações, mas sem esquecer e sem deixar de dar apoio à agricultura, à floricultura, às confecções e às indústrias.

Na área do esporte, Heródoto destacou o recente lançamento do primeiro Campeonato de Sinuquinha da cidade e da primeira prova do Campeonato Estadual de MotoCross, que acontecerá no dia 21 de março.

Encerrando sua explanação, Heródoto falou da importância em dar visibilidade à Nova Friburgo, pois os últimos governos não deram a devida importância a essa questão. Para o prefeito, é preciso que a mídia fale sobre a cidade e, por isso, também, ele quer ver o Jornal do Brasil forte.

O gerente regional de desenvolvimento de negócios, Roberto Godinho Lopes, presente ao encontro, contou que passou o carnaval em Nova Friburgo e se mostrou muito bem impressionado com o que viu. Disse ter sido um belo carnaval e que a cidade estava de parabéns. Destacou, também, a gastronomia saborosa e diversificada, que pode ser encontrada em vários locais.

Eduardo Jácome se mostrou interessado na ampliação da ação da Uerj em Nova Friburgo e na tese do Parque Habitado. Ele ressaltou que os engarrafamentos hoje são, infelizmente, uma realidade e que precisam ser resolvidos, quem sabe com a construção da estrada do contorno, assunto que veio à tona pelo fato de o prefeito ter participado de reunião sobre o tema antes do almoço no Jornal do Brasil, na sede do DER-Rio.

Ao abordarem as festividades que acontecerão no mês de aniversário da cidade, maio, o vice-presidente Jácome se auto-elegeu padrinho de Nova Friburgo no Jornal do Brasil e na Gazeta Mercantil, colocando-se à disposição para o que fosse necessário e viável para ajudar a cidade. Propôs que fosse feito um levantamento nos arquivos do Jornal do Brasil sobre Nova Friburgo e também falou da possibilidade de levar para a cidade algumas das exposições que têm sido organizadas pelo Jornal do Brasil, como a realizada no ano passado em função dos 50 anos da Bossa Nova e a exposição sobre o Jornal do Brasil. A diretora comercial do Jornal do Brasil, Andrea Vieira, e sobrinha da coordenadora do Pró-Memória de Nova Friburgo, Teresa Albuquerque, se prontificou a entrar em contato para viabilizar essa questão.

Ao final do encontro, o prefeito Heródoto Bento de Mello entregou exemplares do livro Celebridades, de autoria de Sergio Madureira, secretário de Turismo de Nova Friburgo. Receberam a lembrança os participantes da reunião pelo Jornal do Brasil: o vice-presidente Eduardo Jácome; João Fernando, diretor de marketing mercado leitor; Sergio Leite, diretor de operações e logística; Roberto Godinho Lopes, gerente regional de desenvolvimento de negócios; Ricardo Gonzalez, editor-executivo; Andrea Vieira, diretora comercial; Patrícia Capeluto, gerente de projetos especiais. Acompanharam o prefeito ao encontro no Jornal do Brasil, o secretário Geral de Governo, Bráulio Rezende Filho; o diretor da Amae – Autarquia Municipal de Águas e Esgotos, Jorge Carvalho e o secretário de Comunicação Social, Girlan Guilland.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade