A implantação de uma faixa exclusiva para os ônibus municipais nas vias de Nova Friburgo deve ocorrer em julho deste ano. Na primeira fase do projeto do sistema BRS (Bus Rapid System), o corredor vai ligar o Terminal Rodoviário Sul, na Ponta da Saudade, ao centro do município. Segundo a arquiteta Lúcia Borges, da Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu), a região será a primeira a receber o sistema porque as vias não precisam de obras como alargamento de pista, por exemplo. “É necessário apenas a instalação de placas de sinalização e a pintura de uma faixa para isolar um trecho da pista”, disse.
O projeto do BRS começou a ser discutido no ano passado pela prefeitura, a Faol e a Fetranspor, agência que regula o transporte público no estado do Rio de Janeiro. Os técnicos realizaram um estudo para identificar a viabilidade das vias que receberão as faixas exclusivas para os ônibus. Eles dividiram Nova Friburgo em três grandes zonas para a implantação do sistema: a região Sul engloba bairros dos distritos de São Pedro da Serra, Lumiar e Mury; a região Central é composta pelo centro da cidade e os bairros Olaria, Cascatinha e Cônego; e a região Norte, os bairros dos distritos de Campo do Coelho, Conselheiro Paulino e Riograndina.
Após o funcionamento do sistema na região Sul, será a vez da região Central. A zona Norte será a última a receber o BRS porque as vias terão que passar por algumas obras. A região Norte recebe o maior fluxo do transporte coletivo em Friburgo, cerca de 60% dos ônibus circulam pelos bairros da região. O prefeito Rogério Cabral quer que o sistema esteja totalmente implantado na cidade no prazo de um ano
Como é o sistema
Os terminais do BRS receberão passageiros de ônibus de linhas alimentadoras que virão de vários bairros da cidade. “Por exemplo, os passageiros que moram em lugarejos como Serra da Bocaina e Boa Esperança pegarão os ônibus nessas localidades e desembarcarão em um terminal em Lumiar. Lá, eles pegarão um ônibus para a rodoviária Sul, onde estará o terminal do BRS com o ônibus que os levará para o Centro. A integração será feita por meio do cartão Bilhete Único, um sistema de bilhetagem adotado na região metropolitana do Rio de Janeiro que permite o embarque de passageiros em mais de um veículo de transporte público”, explicou Rubem Braga, técnico da Smomu que também faz parte da equipe do projeto. A prefeitura estima redução de 30% no fluxo de coletivos entre a região Sul e o centro da cidade.
O arquiteto Antônio Carlos Pereira também integra o grupo de trabalho da Smomu e disse que essa mudança no trânsito vai otimizar o transporte público porque irá diminuir a quantidade de ônibus na região central da cidade. “Essas localidades que, geralmente, contam com poucos horários de ônibus terão, pelo menos, o dobro de horários com a implantação do BRS, porque os coletivos circularão apenas entre a localidade e o terminal do sistema. O tempo de espera e de viagem vão diminuir. Como o BRS é uma via exclusiva, os ônibus não vão ficar mais engarrafados, porque a prioridade é o transporte coletivo”, disse.
A equipe que executa o projeto não deu detalhes sobre as mudanças que serão realizadas no trânsito porque o projeto está passando por ajustes e uma campanha será realizada em parceria com a Faol, com pelo menos um mês de antecedência, para informar a população sobre o novo sistema de transporte coletivo. Lúcia, entretanto, adiantou como será o trajeto do BRS que virá do terminal na rodoviária Sul. “O ônibus virá pela BR-116, pega a Mac Níven, passa pela Moisés Amélio, entra na Comandante Ribeiro Barros, passa pela Padre Sabóia, Comte Bittencourt, retorna pela praça e passa pela rua Sete de Setembro. Esses ônibus não passam pelo viaduto, eles vão circular e não têm ponto final no Centro”, detalhou a arquiteta.
A primeira experiência com o sistema BRS no Brasil foi realizada no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro; mas o sistema já existe em vários países. Na capital, as mudanças no transporte coletivo começaram em 2011 e ainda estão sendo implantadas em alguns bairros pelo governo municipal.
No BRS, os corredores podem ter uma ou duas faixas de tráfego e são localizadas no lado direito da pista, identificados por sinalização horizontal e vertical, no caso da cidade do Rio de Janeiro por uma faixa contínua azul. Na faixa pode trafegar apenas os ônibus do transporte público e táxis com passageiros. Automóveis que trafegam na faixa podem ser autuados por fiscalização eletrônica, exceto em trechos específicos para conversão à direita e entrada em garagens.
Rodoviária integração
Com a implantação do sistema BRS, o terminal rodoviário de integração César Guinle, na Praça Getúlio Vargas, no Centro, será desativado. Em abril, técnicos da Smomu realizaram medições para mudanças que serão feitas no local. No entorno da rodoviária, funcionarão pontos para embarque e desembarque do BRS. No prédio do terminal, a prefeitura discute transformar o local em um mercado municipal para que produtores de Nova Friburgo exponham licores, doces e chocolates regionais. No lado de fora, o pátio deverá ser usado para eventos ao ar livre. “O objetivo é trazer o turismo para o centro da cidade, porque a ideia interage bem com a praça. É importante frisar que a proposta está em discussão e que não está definida ainda”, pontuou Rubem Braga.
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