Por Juliana Scarini
Um mistura de vintage, com o clássico e o moderno. Este é o Espaço Mix Contemporâneo. Localizado na Avenida Euterpe Friburguense, o local tem uma proposta diferenciada. Há onze anos em Nova Friburgo, a sala Mônica Araújo está agregada ao Mix Contemporâneo, que é um investimento feito após o 12 de janeiro. Mais uma iniciativa para mostrar a capacidade de renovação do povo friburguense.
A ideia da empresa Mix Contemporâneo é oferecer aos artistas plásticos, turistas e toda a população da cidade um novo espaço cultural, criando um novo momento e novas perspectivas para as artes na cidade. Sob o comando da artista plástica e historiadora Mônica Araújo, o Mix Contemporâneo oferece loja com obras de artistas locais e exposição, pousada e, em breve, um anfiteatro.
A equipe multimídia da Ucam Friburgo esteve no espaço, acompanhando reuniões entre artistas locais para discutir o setor das artes plásticas e encontrar alternativas e ações para o campo das artes na cidade. Mônica Araújo, Raquel Nader, Vânia Machado, Adair Costa e Dirce Montechiari vêm discutindo diversos aspectos da cidade e mecanismos para fazer com que a arte seja valorizada pós-tragédia.
Para Adair Costa, o segredo está nos jovens: “Seria muito bom que as escolas e os estudantes se interessassem mais pela arte contemporânea”. Vânia Machado também atribuiu à escola o papel de resgatar o gosto das crianças e adolescentes para a arte. Para ela, “a escola deve formar a criança e o jovem pela a arte e para a arte”, afirmou.
O Mix Contemporâneo está com a mostra em homenagem aos 193 de Nova Friburgo com obras de Dirce Montechiari e Mônica Araújo até o dia 30 de junho. O local fica aberto das 14h às 19 horas.
Deixe o seu comentário