Nova Friburgo ganhou na última sexta-feira, 13 de maio, um novo tomógrafo, instalado no Centro Diagnóstico localizado em prédio anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã. O equipamento, de fabricação brasileira, é considerado top de linha. Além de possuir dois canais, há um sistema para reconstruções em 3D, e um exame no abdômen, por exemplo, que demoraria cerca de 40 minutos para ser feito, agora leva apenas 15 segundos, o que significa que os pacientes do SUS já não terão mais que esperar tanto tempo para fazer uma tomografia.
O prefeito Dermeval Barbosa Moreira Neto e a secretária de Saúde e presidente da Fundação Municipal de Saúde, Dra. Jamila Calil, receberam convidados no início da noite da sexta-feira no Centro Diagnóstico e comemoraram ao lado de renomados médicos friburguenses a renovação de Nova Friburgo também no que diz respeito à área de saúde; um presente para a população friburguense e de cidades vizinhas, que também fazem uso dos serviços oferecidos no Hospital Municipal Raul Sertã, que recentemente completou 91 anos.
Doutora Jamila enfatizou ao se dirigir ao prefeito, vereadores, colaboradores, colegas e funcionários do hospital e da Secretaria de Saúde, a importância de se buscar a qualidade no atendimento.
— Normalmente o que vemos são os hospitais públicos recebendo o que sobra nas empresas. E o que está acontecendo aqui hoje é exatamente o contrário. Através da iniciativa de um grupo, hoje o que se busca aqui é a qualidade, para oferecer aos nossos pacientes públicos uma qualidade tão boa ou até melhor do que se tem nos serviços particulares — discursou a secretária de Saúde.
O hospital — que também foi afetado pela forte chuva de janeiro, mas cujo atendimento não parou em momento algum — está sendo reequipado, reestruturado, reformulado.
— As obras estão acontecendo para a população ser atendida com respeito. Hoje o Raul Sertã já realiza cirurgias de ponta na ortopedia, neurocirurgia, cirurgia geral, e com essas melhorias que a gente busca uma medicina de qualidade para nossos pacientes — acrescentou a presidente da Fundação de Saúde.
O prefeito Dermeval relembrou o dia da tragédia e seu desejo em acolher todos os cidadãos que se encontravam perdidos diante da catástrofe. Mas alguns fatos do dia a dia o levam a seguir em frente, como o caso do encontro com representantes do Banco Mundial, que só teceram elogios aos que já foi possível fazer.
— Agradeço aos que acreditam em Nova Friburgo, como esta equipe médica que hoje é responsável pela inauguração do novo tomógrafo. Muitos não acreditavam, mas conseguimos pagar todas as dívidas da Saúde e o Hospital Municipal Raul Sertã está funcionando a pleno vapor. Doutora Jamila é uma mulher de fibra e não lhe faltou coragem para aceitar o meu pedido de ajuda para conduzir a Saúde. Ela assumiu junto com o prefeito, acreditou em um projeto de Deus, pois não tenho dúvida de que tudo tem a mão de Deus. No momento da catástrofe, não tenho dúvida, agora, que eu era a pessoa mais certa para agregar as pessoas, porque era importante trazer as pessoas pra perto. Eu tinha medo que as pessoas não quisessem mais visitar Nova Friburgo. Antes, quando eu via o viaduto engarrafado, me aborrecia, hoje fico feliz com o movimento; as pessoas voltaram a freqüentar Nova Friburgo. As pessoas que ficaram aqui, acreditando na cidade, estão ajudando Nova Friburgo. O mundo inteiro está acreditando — disse o prefeito antes de descerrar a fita de inauguração do espaço onde está instalado o novo tomógrafo.
Dr. João Luiz Machado, um dos diretores do Centro Diagnóstico, que atua ao lado do Dr. Fernando Palma, lembrou que há 21 anos, no mês de aniversário da cidade, o médico Miguel Freitas foi o idealizador da implantação de exames tomográficos no hospital — ele que também faz parte da direção do Centro e participou da inauguração. Já o vereador Luciano Faria, que representou o presidente da Câmara, Sergio Xavier, colocou o Legislativo à disposição para o que for necessário; e o vereador Jorge Carvalho fez uma breve homenagem ao ex-prefeito Paulo Azevedo, falecido na tragédia de janeiro, citando-o como o homem público que viabilizou a terceirização de serviços buscando a excelência do atendimento à população. Além do diretor geral do Hospital Municipal Raul Sertã, o médico Antonio Chicre, esteve presente o presidente da Unimed, José Manes, entre outros profissionais da área no município.
Segundo os técnicos que irão operar o tomógrafo, Luiz Delgado e Gustavo Oliveira, será possível fazer em média 30 exames por dia.
— O aparelho é tão moderno que precisaremos de alguns dias para conhecer o aplication (recursos). Mas os recursos já podem ser utilizados logo após a inauguração, pois já fazem parte da rotina do Centro Diagnóstico — comenta Delgado, lembrando que o último tomógrafo foi danificado em 12 de janeiro, quando toda a área foi invadida por mais de um metro de água.
Deixe o seu comentário