Nova Friburgo ganha hoje primeira estação de tratamento de esgoto

terça-feira, 13 de julho de 2010
por Jornal A Voz da Serra

O sonho é de décadas. Em apenas um ano e meio após assumir a concessão, a Águas de Nova Friburgo inaugura na tarde de hoje, 13, a primeira estação de tratamento de esgoto (ETE) do município, instalada na Avenida Conselheiro Julius Arp, ao lado do Country Clube. A ETE Olaria atenderá a cerca de 50 mil pessoas de 13 bairros. A unidade tem capacidade para processar um volume aproximado de 310 milhões de litros de esgoto/mês. A ETE, diferente dos modelos convencionais de estação de tratamento de esgoto e, além de ter projeto paisagístico feito pelo escritório Burle Marx, utilizará uma tecnologia pioneira e inovadora, não emitindo barulho ou odor.

A ETE Olaria será apenas a primeira das seis que a Águas de Nova Friburgo construirá até 2012. A previsão é de que as outras cinco unidades sejam implantadas no Centro, Cônego, Conselheiro Paulino, Ponte da Saudade e Córrego Dantas. Juntas elas tratarão cerca de um bilhão de litros de esgoto, ou seja, 90% de todo o esgoto produzido na cidade. Atualmente todo este volume é jogado in natura nos rios locais.

O prefeito Heródoto Bento de Mello, que inaugura a ETE Olaria ao lado de diretores da concessionária, disse que o empreendimento é o início da solução de um problema que se arrastava há décadas e, portanto, pode ser considerado como uma das maiores conquistas ambientais de Nova Friburgo. Para o prefeito, a cidade tem todo um privilégio natural e dispõe de uma estrutura completa de serviços e, agora, pode-se dizer que está recebendo o saneamento que faltava para a qualidade de vida da população.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade