Nova Friburgo ganha escritório regional da Junta Comercial do estado

Unidade atenderá 19 municípios do Centro-Norte fluminense, garantindo agilidade na regularização de empreendimentos
quarta-feira, 05 de outubro de 2016
por Dayane Emrich
A filial funcionará na Sala do Empreendedor, no prédio da Prefeitura (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)
A filial funcionará na Sala do Empreendedor, no prédio da Prefeitura (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)

Na manhã desta sexta-feira, 7, será inaugurada a filial do escritório da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), que irá funcionar na Sala do Empreendedor, na prefeitura. Uma reivindicação antiga dos contadores e entidades de classe empresariais da região, o escritório permitirá a desburocratização da rotina de emissão, alteração e baixas de empresas. 

Dos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro, Nova Friburgo é o 25º a conquistar um escritório da Jucerja. Com a novidade, a partir de agora, empresas dos ramos de comércio, serviço e indústria instaladas na cidade vão poder usufruir da autarquia, que trabalha para prestar serviços de forma rápida, diminuindo as etapas dos processos e o tempo de análise de documentos. 

De acordo com o secretário municipal de Finanças, Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Gestão (Fazenda), Juvenal Condack, além de facilidade, a instalação do escritório  representa mais comodidade para a população, que antes tinha que se deslocar até a capital carioca para realizar operações como abrir ou regularizar seu negócio. 

“Com a chegada da filial, será possível fazer as inscrições federal, estadual e municipal em um único local. Antes, cada operação era realizada separadamente, sendo necessários os mesmos documentos para cada uma delas. Agora, tudo é feito junto, ou seja, ganha-se em rapidez, redução de custos e de burocracia”, explicou Condack, acrescentando a atuação da Sala do Empreendedor. “Atualmente o prazo médio para a liberação de um alvará em Nova Friburgo é de apenas sete dias, enquanto, de acordo com o Sebrae, em municípios como Sumidouro, Cantagalo e Bom Jardim leva-se em média, 67, 78 e até 88 dias, respectivamente, para a autorização”, observou o secretário de Finanças. 

Ainda segundo ele, os empresários friburguenses terão outras facilidades para abrir empresas ou alterar contratos. “Não será necessário estar com todos os documentos. Caso o empreendedor ainda esteja providenciando algum papel, ele assinará um termo de compromisso, que lhe garante um prazo de 90 a 180 dias para conseguir a documentação. Isso já com o seu negócio em pleno funcionamento. Será como um crédito de confiança”, disse. 

O empresário Antônio Américo Ventura, do Broker Ventura, conta que a filial era um anseio de mais de 40 anos. “Na década de 1970, o então presidente da Associação Comercial de Nova Friburgo, José Vieira, que também foi juiz vogal da Junta Comercial do Rio, destacou a importância de um escritório regional em Nova Friburgo. Entidades ligadas ao setor, como a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), também questionavam a ausência da Jucerja no município”, observou. 

Ainda conforme Toni Ventura, a inauguração da unidade regional da Jucerja representa um incentivo claro para a atividade econômica em Nova Friburgo. “Esta notícia é maravilhosa para todas as empresas, seja ela de pequeno, médio ou grande porte”, sustentou Toni.  

Resultado de uma parceria com a Prefeitura, a nova Delegacia da Jucerja atenderá aos municípios da 7ª Região, que são: Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carapebus, Carmo, Conceição de Macabu, Cordeiro, Duas Barras, Guapimirim, Macuco, Macaé, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sapucaia, Sumidouro, Teresópolis e Trajano de Moraes. A filial funcionará de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h. 

A cerimônia de inauguração da Junta Comercial será na sexta, 7, às 10h, e contará com a participação de diversas autoridades, entre elas o prefeito Rogério Cabral, o secretário de Finanças, Juvenal Condack e o subsecretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Carlos Boueke. Funcionários do setor e representantes dos municípios abrangidos, entre outros, também prestigiarão o evento. Mais informações sobre a entidade podem ser obtidas pelo telefone (22) 2525-9245.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: sala do empreendedor
Publicidade