Nova Friburgo Futebol Clube: um paraíso no centro do distrito

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Nova Friburgo Futebol Clube: um paraíso no centro do distrito
Nova Friburgo Futebol Clube: um paraíso no centro do distrito

Quem vive na correria das cidades está sempre à procura de um lugar tranquilo, agradável e silencioso. Muitos optam por sítios, cachoeiras e outros locais afastados. O que muita gente não sabe, no entanto, é que bem no coração de Conselheiro Paulino — um dos distritos mais populosos e movimentados de Nova Friburgo — é possível descansar e, por que não, se divertir. Localizado na Rua Manoel Ribeiro, o Nova Friburgo Futebol Clube (NFFC) é uma área de lazer com atrações para toda a família com várias opções de atividades e uma apreciável estrutura.

Luiz Fernando Bachini, presidente do NFFC, conta que tudo começou em 1954, quando José Gomez Alvarez (um dos sócios fundadores) doou o terreno para a construção do campo, ao lado de onde hoje funcionam as dependências do clube. "O Nova Friburgo Futebol Clube nasceu em 1979, ano em que houve a fusão entre os saudosos Friburgo Football Club, fundado em 1914; o Esperança Futebol Clube, fundado em 1915; e o Conselheiro Esporte Clube, criado em 1954”, explicou ele, acrescentando: "Quando começamos, não existia nada disso aqui [área da piscina, quadras e salão de festas]. O Nova Friburgo Futebol Clube era só o campo de futebol”, recorda.

Segundo o presidente, em 1975 o NFFC comprou o terreno ao lado do campo, uma área de aproximadamente 14 mil metros. As obras para a construção do parque aquático, entretanto, só tiveram início em 1982, sete anos mais tarde. Com um total de 250 famílias, o clube hoje possui mais de 750 sócios — 53 deles possuem o título há mais de 30 anos. Entre as opções de lazer, o clube dispõe de uma piscina para adultos e outra para crianças; sauna feminina e sauna masculina; uma quadra poliesportiva; um campinho de futebol, parque infantil, salão social (com capacidade para 120 pessoas), duas áreas com churrasqueira, um bar e lanchonete. 

Além da estrutura física, o clube também oferece atividades como escolinha de futebol de campo, de mesa e natação. Esta, apesar de temporariamente interrompida, deve retornar até o fim do primeiro semestre deste ano. Para Leontino Kropf, 74 anos, sócio do clube há 32, o local é um verdadeiro paraíso em meio aos prédios, comércio e trânsito do distrito. "Eu acho o clube muito bom. A piscina é excelente e está sempre limpa. Os frequentadores também são tranquilos. Isso aqui é maravilhoso”, exclamou.

O retorno do futebol

"A enchente acabou com tudo. A água chegou a mais de dois metros de altura. A piscina, a quadra, o campinho, tudo foi destruído. Muita gente nem acreditava que fosse possível reconstruir”, disse Luiz Fernando Bachini, se referindo às fortes chuvas que assolaram Nova Friburgo em janeiro de 2011.  

Ele contou também que, na época, a Prefeitura teria invadido o campo do Nova Friburgo e despejado entulho no local sem qualquer pedido de autorização ou informe. "Eles derrubaram o muro do campo e jogaram 83 mil metros cúbicos de escombros, lama, lixo e tudo o mais aqui”, revelou. "Ficamos em uma situação difícil, porque como pediríamos a Prefeitura para reconstruir nosso campo com tanta gente precisando de ajuda? Mas, ao mesmo tempo, o que foi feito aqui não foi o correto. O pouco da verba que tínhamos, investíamos no campo. Ele estava todo gramado, tinha alambrado, muro”, pontuou. No ano passado, o presidente do Nova Friburgo Futebol Clube, junto ao vice-presidente e demais responsáveis pelo mesmo, deram início a uma ação judicial  que, conforme Bachini, "é para garantir os direitos do clube”. Ainda segundo ele, a Prefeitura em nenhum momento deu resposta, prestou esclarecimentos ou auxílio ao clube sobre o assunto e a suposta invasão ao terreno. 

"Já começamos a reforma do campo. Fizemos o aterro e começamos a drenagem e a construção da rede de esgoto. Nossa pretensão é construir um centro de treinamento, além de realizar um trabalho social para jovens das comunidades de Conselheiro Paulino, pois apesar do parque aquático, nosso negócio é futebol. Fazemos um trabalho de base com a garotada, que disputa taças e campeonatos fora de Friburgo. É um trabalho estreito com clubes do Rio de Janeiro, como Vasco, Flamengo e Fluminense. Assim que o campo estiver pronto, daremos um gás a esse trabalho”, revelou ele, afirmando que times como o Chelsea, da Inglaterra, o Vasco e o Futebol Clube do Porto de Portugal estão interessados em realizar uma parceria com o NFFC.

O presidente explicou ainda que o terreno de 28 mil metros onde será reconstruído o campo e os vestiários, não foi alugado. Ele apenas está sendo utilizado pela empresa responsável pelas obras do Rio Bengalas para guardar máquinas e materiais para a obra. Em troca, a empreiteira estaria fazendo alguns serviços para o clube ou auxiliando com algum material necessário às reformas que estão sendo feitas.

O parque aquático

O Nova Friburgo Futebol Clube atualmente possui 11 funcionários. O local funciona de quarta-feira a sábado, das 9h às 21h, e aos domingos, das 9h às 18h. A mensalidade é de R$90 por família. Porém, o presidente conta que, por enquanto, não estão sendo aceitos novos sócios, a menos que seja feita a venda do título por algum deles. Para Bachini, o espaço ainda precisa passar por reformas e algumas mudanças antes de receber novos sócios.  "Precisamos mexer em algumas coisas. Sem falar que queremos um clube familiar e não uma casa de negócios. Estamos preocupados com o bem-estar de quem já é sócio e é para eles que faremos melhorias”, afirmou. 

Mais informações podem ser obtidas através do telefone 2527-1451.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Nova Friburgo FC
Publicidade