Nova Friburgo foi o único município serrano representado na CPI da Alerj sobre o desastre ocorrido em janeiro

Iniciativa pode agilizar recebimento de benefícios aos desabrigados das chuvas
quarta-feira, 22 de junho de 2011
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) - O secretário municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Trabalho de Nova Friburgo, Carlos Antônio Maduro, o subsecretário Gilberto Paulo de Souza Filho e o gerente de proteção básica (Cras), Marcelo Sanglard, representaram Nova Friburgo na reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga as possíveis responsabilidades da catástrofe ocorrida na Região Serrana em janeiro. O encontro ocorreu na última quarta-feira, 15, na sede da Assembleia Legislativa do Estado. Nova Friburgo foi o único município a mandar representantes.

A reunião, presidida pelo deputado estadual Luiz Paulo, teve como objetivo apurar os reais números dos aluguéis sociais concedidos nos municípios, em face das divergências entres os números oficiais informados pelo Governo do Estado e dos referidos municípios e o número demandado.

Atualmente estão recebendo o benefício aproximadamente 2.490 famílias em Nova Friburgo através de transferência direta. Cerca de aproximadamente 2.221 estão devidamente cadastradas aguardando recursos para consolidação do respectivo benefício.

“Chegou-se ao entendimento que será realizado o cruzamento de dados, via Proderj (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro), entre os beneficiários que estão recebendo o aluguel social com os que estão cadastrados aguardando a concessão do benefício, a fim de verificar se existe uma possível duplicidade e, posteriormente, a Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos em posse do número exato de pessoas a serem beneficiadas enviará o encaminhamento  ao governador no sentido da obtenção de recursos para tal pleito”, avaliou o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e Trabalho, Carlos Maduro.

Dentre os municípios convidados para o encontro estavam Petrópolis e Teresópolis, mas somente Nova Friburgo mandou representantes, fato que para o secretário “poderá facilitar o pagamento do aluguel social de uma forma mais rápida para as famílias cadastradas que ainda não estão recebendo o auxílio”, avaliou.

 

Contas transparentes

O Conselho Municipal de Assistência Social de Nova Friburgo, em reunião no dia 16 de junho, aprovou, por unanimidade, a prestação de contas do Fundo Municipal de Assistência Social e também das ações realizadas pela Secretaria de Assistência Desenvolvimento Social e Trabalho quanto aos procedimentos pertinentes ao aluguel social desenvolvidos no município de Nova Friburgo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: CPI | CPI da Serra
Publicidade