Focados no Associativismo e Empreendedorismo como forma de sustentabilidade para as micro e pequenas empresas, centenas de empresários, líderes empresariais e representantes das Associações Comerciais de todo o estado participaram no último final de semana, em Macaé, do 6º Congresso Facerj – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro. Simultaneamente ao congresso, aconteceu o 6º Encontro Estadual Empreender e o 1º Encontro Cejer – Encontro de Empreendedores e Jovens Empresários.
A abertura oficial aconteceu na sexta-feira pela manhã, com a presença do presidente da Facerj, Jésus Mendes Costa, do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Macaé, Cliton da Silva Santos, que representou o prefeito Riverton Mussi, o diretor do Sebrae/RJ, Evandro Peçanha, o gerente regional do Sebrae/RJ, Gilberto Soares, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Macaé, Marcelo Reid, o presidente do Macaé Convention Bureau, Marco Antonio Navega, empresários e convidados.
Durante a solenidade, o presidente da Facerj, Jésus Mendes Costa, saldou os presentes e falou sobre a satisfação do 6º congresso ser realizado em Macaé, destacando ainda que a cidade chama a atenção pelo seu desenvolvimento, pela forma como vem gerando emprego e renda, pela sua beleza e grandeza. O presidente apresentou a programação e destacou a importância do microempresário no cenário nacional.
“O correto é empregar o tema ‘grande empresário’ de uma microempresa, afinal são pessoas que desempenham diariamente as mais diversas funções”, pontuou Jésus Costa.
A palestra de abertura foi realizada pelo Secretário Executivo da Facerj, Lédio Ferreira, que destacou a importância da entidade e todos os serviços oferecidos. O público presente também conferiu uma palestra sobre Mediação e Arbitragem, proferida pela advogada e analista do Sebrae/RJ, Márcia Rosa, e por último, e não menos importante, o presidente da Acianf – Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo – Cláudio Verbicário, participou do 1º painel, “Busca pela Sustentabilidade”, debatendo com os participantes e destacando pontos relevantes. O presidente da Acianf também falou sobre os projetos realizados na entidade e destacou a importância da criação de um Ministério das Micro e Pequenas Empresas. “A criação de um Ministério é a grande luta das associações comerciais com a Facerj. No momento da crise de 2009, grandes empresas despediram centenas de funcionários; os microempresários, ao contrário, mantiveram seus funcionários. Eles são os verdadeiros distribuidores de renda”, concluiu Cláudio Verbicário.
Em um segundo momento foi realizado o 6º Encontro Empreender. A representante estadual do Empreender junto ao Sebrae, Flávia Guedes, e a representante estadual do Empreender junto à Facerj, Selma Marra, fizeram uma apresentação sobre o Empreender destacando que, hoje, o programa abrange 15 cidades, sendo 62 núcleos setoriais e totalizando 610 empresas. Além disso, o programa já está sendo implantado em cinco países da América Latina e África. Em seguida, os núcleos estaduais foram apresentados, e Nova Friburgo participou com o Núcleo das Mulheres Empresárias e o Grupo de Reparadores Automotivos Friburguenses. O primeiro dia foi encerrado com o 1º Encontro de Empreendedores e Jovens Empresários – Cejer.
2º Dia do Congresso FACERJ
O segundo dia do congresso foi iniciado com uma reunião entre o presidente da Facerj, Jésus Mendes Costa e os presidentes das associações comerciais presentes. A reunião foi sugerida pelo presidente da Acianf e aceita e elogiada por todos. Na ocasião, foram abordados os seguintes assuntos: criação de um Ministério das Micro e Pequenas Empresas; apoio da Facerj e das associações para que Itaguaí se torne uma base do Pré-sal; criação de um impostômetro em cada Associação Comercial para registrar e esclarecer para a população a alta carga tributária que é inserida nos produtos e que não é exibida no preço total na hora da compra, entre outros.
Em seguida, houve a apresentação de três painéis: “Lei Geral da Microempresa e o Empreendedor Individual”; “Panorama Econômico Atual e Futuro”; “Rio, a Energia do Brasil”. Os painéis foram apresentados, respectivamente pelo palestrante do Sebrae, Jorge Augusto Junior, pelo presidente da Facerj, Jéus Mendes Costa, e convidados e pelo secretário de Indústria e Comércio, Desenvolvimento e Energia de Macaé, Alexandre Gurgel.
No final do dia, o momento mais esperado: a entrega da Comenda Ruy Barreto e as seguintes premiações: Casos de Sucesso, Programa Empreender e Jovem Empresário. O empresário responsável pelo desenvolvimento do setor de moda íntima em Nova Friburgo e região, Sílvio Montechiari, foi o homenageado, indicado pela Acianf para receber a Comenda. Nova Friburgo também ganhou destaque através dos trabalhos realizados pelo Núcleo Mulher Empresária, que recentemente realizou um desfile na calçada da Avenida Alberto Braune, além do Grupo de Reparadores Automotivos Friburguenses, que realizam palestras gratuitas sobre “Noções básicas de manutenção preventiva” e um pit stop anual, realizado gratuitamente na Praça Dermeval Barbosa Moreira. Os dois núcleos têm à frente a agente local Eliane de Castilho, que foi homenageada e premiada durante a solenidade, assim como os dois núcleos.
Deixe o seu comentário