Na última quarta-feira, 22, a Secretaria de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro (Sedec-RJ) lançou o Mapa de Ameaças Múltiplas do Estado. Realizado pelo Departamento Geral de Defesa Civil (DGDEC-RJ) em parceria com as 92 Defesas Civis municipais, o estudo identificou as principais ameaças de desastres presentes no território fluminense. Segundo o levantamento, seguindo sua prevalência e hierarquização, o Rio de Janeiro reúne 736 ameaças, sendo 460 naturais e 276 tecnológicas. Nova Friburgo está entre as três cidades com maior prevalência de ameaças.
“O levantamento é reconhecido pelas Nações Unidas como um dos experimentos mais relevantes sobre o tema no continente e apresentado na Conferência Mundial da ONU para redução do risco de desastres no planeta, em Sendai, no Japão. Após ter sido aprovado por um júri internacional, o Mapa de Ameaças Naturais do Estado do Rio de Janeiro, edições dos anos de 2012 e 2014, deu origem à nova ferramenta que, agora, apresenta também os principais perigos tecnológicos do estado” afirmou o diretor geral do DGDEC, coronel Paulo Renato Vaz.
O objetivo do mapeamento é alertar as prefeituras quanto a necessidade da realização de planos de contingência municipais, sendo um para cada ameaça identificada. A ideia é envolver a comunidade e desencadear uma série de exercícios simulados de escape da população de áreas de risco. “O Mapa de Ameaças Múltiplas está sendo lançado com seis meses de antecedência ao próximo verão, período onde sazonalmente ocorre a maioria dos eventos adversos no estado. Essa antecipação faz a diferença na preparação para emergências e desastres e desencadeará uma série de esforços para evitar que os desastres aconteçam e, quando inevitáveis, minimizar suas consequências” concluiu o diretor do DGDEC.
Apesar de Nova Friburgo ter sido apontada como uma das cidades com mais predominância de ameaças, tanto naturais quanto tecnológicas, o secretário municipal de Defesa Civil, coronel João Paulo Mori, garante que hoje a cidade está mais preparada. “A topografia da nossa cidade favorece a ocorrência de desastres, sem contar com a grande ocupação das encostas. Mas somos uma equipe completamente diferente depois da tragédia. Hoje estamos entre as melhores Defesas Civis do Rio e temos capacitação diferenciada para lidar com calamidades. Temos planos de contingência, já realizamos mais de 80 simulados nas comunidades e contamos com equipamentos mais modernos. Infelizmente foi preciso acontecer um desastre como o de janeiro de 2011 para que pudéssemos ter mais infraestrutura para este tipo de situação, mas em contrapartida, hoje estamos preparados”, afirmou Mori.
Segundo o Mapa de Ameaças Múltiplas do Estado, Nova Friburgo tem os deslizamentos, inundações e enxurradas, respectivamente, como maiores ameaças naturais e derramamento de produtos químicos em ambiente lacustre, fluvial, marinho, aquífero; desastres relacionados a transporte de produtos perigosos e colapso de edificações como as principais ameaças tecnológicas. As duas primeiras cidades no ranking de prevalência de ameças são São Gonçalo (com inundações; alagamentos; deslizamentos; incêndios em aglomerações residenciais; colapso de edificações e desastres relacionados a transporte de produtos perigosos) e Rio de Janeiro (com deslizamentos; alagamentos; epidemias; desastres relacionados a transporte de produtos perigosos; colapso de edificações; incêndios em aglomerações residenciais), respectivamente.
Deixe o seu comentário