Arquivo de Notícias
Nova Friburgo elegerá 21 vereadores este ano
sexta-feira, 29 de junho de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Câmara aprova redução para 15 cadeiras, mas protela sua vigência para 2017
A polêmica em torno do número de cadeiras na Câmara para a legislatura 2013/2016 teve seu desfecho na sessão ordinária de quinta-feira, 14: Nova Friburgo elegerá mesmo 21 vereadores no dia 7 de outubro deste ano. A proposta de redução para 15 vereadores também foi aprovada, mas só passará a vigorar a partir de 2017.
A manutenção do limite máximo de cadeiras para o pleito deste ano que havia sido aprovada em 2008, teve o aval de oito vereadores—Cláudio Damião (PT), Pierre Moraes (PDT), Marcos Medeiros (PTB), Edson Flávio (PR), Luciano Faria (PDT), Manoel Martins (PSD), Marcio Damazio (PSD) e Vanor Breder Pacheco (PSC). Os quatro primeiros, aliás, haviam assinado um projeto para redução para 15 cadeiras na próxima legislatura, mas, numa articulação política de última hora, se aliaram aos outros quatro colegas que, há tempos, se declaravam favoráveis às 21 cadeiras no período 2013/2016. Em tese, na votação decisiva, os oito parlamentares seguiram a orientação do Procurador da Casa, Cleilton Costa, que, através de recente parecer técnico, alertou para o risco de eventual mudança há menos de um ano do pleito de outubro, que, na opinião dele, certamente sofreria futuros questionamentos judiciais.
Os vereadores Renato Abi-Ramia (PMDB), Marcelo Verly (PSDB), Isaque Demani (PR) e Reinaldo Rodrigues (PR), favoráveis à redução de cadeiras imediatamente, foram votos vencidos. Eles haviam apresentado projeto diminuindo o número de cadeiras para 13, proposta que sequer chegou a ir à votação, mesmo tendo tido parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final, da Casa.
A decisão protelando a redução de cadeiras para daqui a quatro anos frustrou os simpatizantes do movimento “Menos vereadores, mais soluções”, deflagrado pelas Lojas Maçônicas e apoiado por diversos segmentos da sociedade. Eles deixaram a Câmara, vaiando, antes mesmo do resultado final, quando perceberam nos discursos a decisão protelatória subscrita pela maioria dos vereadores. Além disso, um manifestante desabafou, aos gritos, contra alguns vereadores, gerando tumulto com ameaça de briga. Com o plenário esvaziado, o resultado foi aplaudido pelos assessores dos vereadores que mantiveram a decisão de 2008.
Glauber anuncia liberação de emendas para três municípios
O governo federal liberou recursos para três emendas parlamentares apresentadas pelo deputado federal Glauber Braga (PSB) beneficiando os municípios de São Sebastião do Alto, Cantagalo e Duas Barras. Segundo a assessoria do parlamentar, as verbas já estão depositadas nas contas das referidas prefeituras.
Cada um dos três municípios foi contemplado com R$ 100 mil para implantação de um Centro de Acesso a Tecnologias para Inclusão Digital. Segundo Glauber, caberá aos municípios licitar a compra de equipamentos e a gestão dos referidos espaços físicos.
Deputados e vereadores vistoriam garagem de empresa de ônibus
Integrantes da Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), os deputados Luiz Martins (PDT) e Dionisio Lins (PP) vistoriaram o pátio da empresa Natividade, em Duas Pedras. A empresa é concessionária da linha de ônibus entre Nova Friburgo e Duas Barras, alvo de inúmeras reclamações dos usuários. A inspeção foi acompanhada pelo vereador e presidente da Câmara de Nova Friburgo, Luciano Faria, e pelo parlamentar bibarrense, Diego Ornellas.
O objetivo da vistoria foi conferir o serviço oferecido à população ao longo dos 45 quilômetros de trajeto.
Denúncias recebidas pelo deputado Luiz Martins (PDT) motivaram uma recente reunião na Alerj. “As denúncias dão conta de veículos em péssimo estado de conservação. Viemos a Nova Friburgo para acompanhar a questão de perto, porque além do direito da população, vidas estão em jogo, afirmou Luiz Martins.
Segundo o vereador friburguense, o serviço oferecido pela Natividade “piorou nos últimos anos, não se respeitam os horários e a frota não é renovada. Mas já percebemos nesta vistoria ter havido uma melhoria, pois nove ônibus novos já estão circulando e os horários funcionando com mais regularidade. Isso é uma ótima notícia para a população. Precisamos de um transporte de qualidade”, destacou Luciano Faria.
O Ministério Público Estadual já havia instaurado um inquérito administrativo e a Natividade assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Durante a inspeção, os membros da Comissão de Transportes da Alerj deram um prazo de 12 dias para que a empresa envie um relatório à Assembleia respondendo a vários questionamentos.
“O que verificamos no pátio da Natividade é que as providências estão sendo tomadas. Agora, vamos aguardar o encerramento do prazo para a resposta aos questionamentos para concluirmos o trabalho. Esperamos que a situação seja regularizada para que a população não sofra mais com o transporte na região”, destacou o deputado Dionisio Lins.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Publicidade
Deixe o seu comentário