Nova Friburgo é um dos municípios habilitados para o Programa Agente de Leitura

quinta-feira, 08 de setembro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) Nova Friburgo foi um dos 16 municípios do Estado do Rio habilitados pelo Ministério da Cultura para implantar o Programa Agente Jovens de Leitura. O Programa contará com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura.

Segundo o secretário de Pró-Leitura, Álvaro Ottoni, o Ministério da Cultura coordena o projeto, repassa os recursos e orienta como os estados e municípios devem proceder para a seleção e formação dos agentes. “A iniciativa consiste na preparação de jovens, entre 18 e 29 anos, com ensino médio completo, para o atendimento a famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família. Para um total de 25 horas semanais dedicadas ao programa, cada agente de leitura recebe uma bolsa mensal de R$350,00, um acervo com cerca de 100 livros, além de mochila, bicicleta e uniforme”, informou Álvaro Ottoni.

O secretário de Pró-Leitura disse também que o termo de parceria com a Secretaria de Estado de Cultura já foi assinado pelo prefeito Dermeval Neto para a implantação do programa em Nova Friburgo. “O edital será aberto até meados de setembro e as inscrições para se candidatar a agente serão realizadas pela internet e amplamente divulgadas. Os interessados farão uma prova, que será realizada simultaneamente em todo o Brasil e os 11 classificados farão curso de capacitação pela secretaria de Estado e pela Secretaria Pró-Leitura”, declarou.

Pelo projeto, esses jovens desenvolverão atividades cuja finalidade é criar ambientes favoráveis à leitura em escolas, bibliotecas e casas de famílias de suas comunidades. A estratégia utilizada inclui a promoção de rodas de leitura, contação de histórias e empréstimos de livros. “Nova Friburgo é o município que tem a primeira e única Secretaria de Leitura do país. Nosso objetivo é disseminar a leitura em todo a cidade, principalmente nas áreas mais carentes. Nesse primeiro momento 250 famílias serão beneficiadas. É filosofia da Secretaria Pró-Leitura que o livro tem que ir aonde o povo está e nós, do governo municipal, estamos trabalhando por isso”, finalizou Álvaro Ottoni.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade