Por Bruno Pedretti
O 7º Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua aconteceu no início do mês, entre 1º e 7 de maio, em Canoas, no Rio Grande do Sul. O estado do Rio de Janeiro teve apenas dois artistas presentes ao evento: o friburguense Beto Grillo, representante da companhia Os Errantes Brincantes de Circo e Teatro, e Reinaldo Santana, da companhia Entrou Por Uma Porta, de Niterói. O encontro contou com uma programação bem ampla e reuniu articuladores de todo o país, além de alguns artistas da Colômbia e Argentina.
Espetáculos e mostra de vídeos fizeram parte do evento. O ponto forte do encontro foi a elaboração da Carta de Canoas, que norteará as ações da rede até o próximo encontro, com as diretrizes e bases ideológicas da rede, como, por exemplo, a luta por políticas públicas voltadas ao teatro de rua, a ocupação dos espaços públicos e sua valorização como equipamentos culturais, entre diversas outras proposições.
O artista friburguense Beto Grillo trabalha com teatro de rua há oito anos e se interessou em trabalhar com a arte de rua para tornar os movimentos culturais mais acessíveis à população de baixa renda. Beto tem facilidade em lidar com o público e a possibilidade de encenar a hora em que quiser entusiasma o artista. “O público não tem a obrigação de pagar ingresso, paga quando e quanto deseja”, diz. Ele já participou da Fevest, de diversas apresentações nas praças de Nova Friburgo e festivais em outras cidades. “Vivo de arte, oficinas e espetáculos, esse é meu sustento e o que eu mais gosto de fazer”, afirma Beto Grillo.
O encontro possibilitou um grande intercâmbio entre todas os fazedores de teatro de rua, sendo grupos ou indivíduos. Muitas experiências partilhadas, ideias debatidas, modos de fazer distintos socializados e refletidos nas discussões e conversas. Beto enfatiza a importância da liberação das praças públicas para demonstrar o trabalho dos artistas de rua, sem que sejam cobradas taxas ou autorizações. Ele agradece ao Grupo Gama, ao deputado estadual Olney Botelho e ao presidente da Associação Fribourg-Nova Friburgo, que contribuíram para a viagem ao Rio Grande do Sul.
A companhia Os Errantes Brincantes promoverá no próximo dia 5 de junho reunião da Rede Rio de Janeiro de Teatro de Rua, onde será articulado um encontro estadual dos artistas, só faltando definir o local. A companhia possui um blog - www.errantes brincantes. blogspot.com - e pelo e-mail brincantes@ hotmail.com é possível obter mais informações sobre os trabalhos já realizados.
Deixe o seu comentário