Johann Sampaio Marujo
A população de Nova Friburgo e região precisa estar ciente de que a economia regional sofreu um grande abalo com a catástrofe ocorrida no último dia 12, devido a muitos comerciantes, industriários e agricultores perderem se não tudo, grande parte de seus bens, levando muitos destes a falência e deixando um déficit da capacidade ociosa(capacidade de produção) da cidade, os problemas não acabaram por ai e as empresas, algumas de grande porte, que ainda conseguiram se recuperar da tragédia e continuar funcionando se viram obrigadas a diminuir seu quadro de funcionários, para corte de custos, o que levou a queda da renda família, do poder de compra.
Todos estes fatores juntos resultam em uma recessão econômica, o que significa a retração da economia no período pós-tragédia. Mas não é só a população que deve estar ciente do problema, mas também o governo que deve em medidas urgentes, disponibilizar a abertura de crédito e a anistia(isenção) de impostos para que as empresas possam se reconstruir e assim estagnar está recessão, levando a economia para perto de sua normalidade. Ainda sim o governo não deve parar e deve fazer planos para levar a economia ao um patamar mais elevado, acelerando o crescimento da região com medidas como(algumas medidas já estão sendo feitas) liberação de FGTS e aumento do valor e do tempo de seguro desemprego para a população, e a disponibilidade de terras devolutas (vagas) e não cobrança de tributos, para novas empresas, assim gerando novos empregos, consequentemente incentivando a ocupação na região, que também deve ser efetuada baseando-se boas universidades para serem centrais locais de educação da região(o que não temos hoje) e lembrando, que está ocupação deve se dar com planejamento, não de forma irregular o que geraria uma macrocefalia urbana .
Já você cidadão tem um papel muito importante neste processo e deve ajudar utilizando os recursos viabilizados pelo governo seja para abrir seu novo negócio, seja para recupera-lo e tendo paciência para procurar novas oportunidades de emprego enquanto o seu seguro desemprego o ajuda a sustentar sua família, sua casa, voltando assim a sua vida normal e continuando com seu consumo normal, e ainda cobrando transparência do poder público e fiscalizando o uso de recursos federais e estaduais, pelas autoridades do município. Mas não podemos esquecer o lado ambiental e também instalar um núcleo regional de preservação o meio ambiente, controlando as emissões de empresas e cuidando da natureza.
No turismo podemos aproveitar a beleza da região para alavancar o ecoturismo regional, que é de grande importância na economia. Na agricultura, que representa boa parte da economia regional e o estrago foi grande e devemos consolidar a produção do ramo de flores no Brasil e ainda refinanciar as plantações de hortaliças, que é um forte ramo da região.
No comércio – indústria o incentivo a novas empresas e o refinanciamento dos pequenos comércios e das grandes indústrias locais,que tem como pilares os setores têxtil e metal-mecânico, é uma solução. No final, se governo e população colaborarem podemos amenizar os efeitos a tragédia e promover uma rápida melhoria na integração produtiva e social das cidades atingidas e viabilizar uma nova base econômica para a região serrana carioca, reconstruindo assim todas as cidades atingidas e levando novamente felicidade a população local e a população local.
Deixe o seu comentário