Nova Friburgo é eleito o melhor destino turístico do Estado do Rio

Município foi o vencedor da quinta edição do Prêmio Cieth, derrotando cidades como Arraial, com 46,92% do total de 1.224 votos
segunda-feira, 13 de janeiro de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
O troféu conquistado por Friburgo (Fotos: Divulgação)
O troféu conquistado por Friburgo (Fotos: Divulgação)

Nova Friburgo foi eleito o melhor destino turístico do Estado do Rio  neste domingo, 12, no Prêmio Cieth Destaques do Turismo 2019 – Troféu Professor Fernando Malta. O evento  foi realizado no Rio Scenarium, na capital. A solenidade reuniu também a participação de outras cidades tradicionais e importantes para o cenário turístico estadual.

Além da categoria Melhor Destino Turístico", na qual Nova Friburgo foi eleita com 46,92% do total de 1.224 votos, derrotando cidades como Arraial do Cabo e Rio das Ostras, também foram premiadas as seguintes categorias: Guia de Turismo Nacional; Personalidade do Ano; Companhia Aérea Nacional; Agente de Viagens; Guia de Turismo Especializado em Atrativos Naturais; Artigo Científico - “O Turismo e o Meio Ambiente : atividades turísticas na natureza através da educação experiencial”; Operadora de Turismo; Guia de Turismo Regional; Companhia Aérea Internacional; Pousada; Centro de Convenções; além da entrega de duas moções honrosas.

Esta foi a quinta edição do prêmio, promovido pela Escola Técnica de Turismo (Cieth), instituição que forma profissionais para atuarem na área, oferecendo cursos de guia de turismo; gestão em turismo e hospitalidade; Sabre (tarifas, reservas, emissão); inglês turístico; supervisão em hoteleira; e garçom. Todos os cursos são reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação, Ministério do Turismo e Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR).

Presente ao evento, o Secretário Municipal de Turismo de Nova Friburgo, celebrou a oportunidade de participar e, sobretudo, ganhar um prêmio como esse, que além de reconhecer o potencial turístico da cidade, pode contribuir para um crescimento ainda mais intenso do setor.

“Nova Friburgo é merecedora deste prêmio, não apenas pelo status, mas, principalmente, por ser um lugar de grande potencial turístico de fato. Agradeço a Deus e ao prefeito Renato Bravo pela oportunidade de estar à frente de uma pasta tão importante como o Turismo. Agradeço também à todos os guerreiros da nossa equipe da Secretaria de Turismo, à todas as secretarias da nossa prefeitura, que nos ajudam muito no dia a dia, à todos que passaram pela Secretaria de Turismo e que tiveram sua relevante importância, à todo trade, em especial à Associação dos Guias de Turismo de Nova Friburgo, Sebrae, Convention Bureau, Conselho Municipal de Turismo e os verdadeiros amantes da nossa cidade, que torcem de verdade por uma Nova Friburgo melhor”, disse o secretário (foto). 

Quem também celebrou o resultado foi o prefeito Renato Bravo, que enalteceu o trabalho dedicado da equipe da Secretaria Municipal de Turismo e se disse realizado com o título.

"Estar entre os finalistas, juntamente com as cidades de Rio das Ostras e Arraial do Cabo, sendo a única representante da Região Serrana é de uma responsabilidade e alegria enormes para Nova Friburgo. É resultado de um trabalho sério, ordenado, comprometido e prova de que estamos no caminho certo”, declarou o chefe do Executivo Municipal.

“Esse prêmio, bem como outros reconhecimentos a nível estadual e nacional, deriva de um trabalho de alguns anos. É um trabalho de formiguinha. Essa conquista é uma soma de esforços da iniciativa privada e do poder público municipal e estadual. Temos que agradecer muito ao trade turístico da cidade, àqueles que despertaram para o fato de que, unidos, podemos fazer a diferença. Esse momento é propício para que Nova Friburgo entre novamente na rota do turismo estadual, nacional e até internacional. A união de todos os segmentos da cadeia turística está fazendo com que a cidade seja reconhecida. Precisamos continuar caminhando para frente”, celebrou Edson Almeida Biá, presidente do Convention & Visitors Bureau de Nova Friburgo.

De longe, quem também celebrou a conquista foi o antigo secretário Municipal de Turismo, Pablo Sprei, que esteve à frente da pasta entre abril de 2018 e agosto de 2019: “O Turismo se trabalha em longo prazo. Por isso começamos a interagir com o Cieth em 2018. Primeiro dando todas as condições para que os estudantes do Cieth viessem conhecer Nova Friburgo. Eram ônibus e mais ônibus de estudantes na cidade. E depois com uma relação próxima aos diretores do Cieth. Entendo que temos que trabalhar sempre dessa forma. Não adianta a gente esperar que as pessoas queiram visitar Nova Friburgo. Temos que correr atrás desses turistas. Mas não podemos deixar de destacar também o belo trabalho da equipe da Secretaria de Turismo e da Associação de Guias de Turismo de Nova Friburgo, que tiveram um papel fundamental para que Nova Friburgo conquistasse esse prêmio”, afirmou Pablo.

Friburguenses comemoram, mas cobram "outras conquistas"

A notícia da conquista do prêmio foi logo divulgada pela Prefeitura de Nova Friburgo, que publicou a informação na página oficial do município no Facebook, além do perfil oficial do prefeito na mesma rede social. Em meio à inúmeras mensagens elogiosas e de parabéns à cidade, muitos friburguenses aproveitaram a oportunidade para cobrar os mesmos bons resultados do Turismo em outras áreas do município.

“Cidade maravilhosa. Pena que o poder público faz o maior descaso. Seria a melhor cidade do Brasil pelo clima, ar e pontos turísticos se a ambição do homem permitisse”, disse outro friburguense. “Poderia ganhar muito mais se a prefeitura cuidasse melhor da cidade e investisse no Turismo devidamente”, completou outro internauta.

“Parabéns a Nova Friburgo. Mas nossa cidade merece muito mais do que prêmios de Turismo. Precisamos de muitos cuidados na saúde, educação, infraestrutura”, comentou um friburguense na fanpage da prefeitura.

“Vejo uma cidade precária, carente e deficiente em vários segmentos que uma cidade turística de verdade merece. Mesmo assim, parabéns, Nova Friburgo, por esse título. Parabéns aos friburguenses e aos empresários que acreditam numa cidade melhor”, disse uma friburguense em comentário na página do prefeito no Facebook. “Nova Friburgo é uma cidade realmente linda, com muitos pontos turísticos. No entanto, falta apoio e incentivo ao turismo e as estradas de acesso a maioria desses locais estão péssimas”, pontuou outro cidadão.

 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Turismo
Publicidade