Nova Friburgo continua luta contra a dengue

quarta-feira, 27 de maio de 2009
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) - Mais dia um de conscientização da população sobre a proliferação do mosquito transmissor da dengue aconteceu em Nova Friburgo. O evento teve início às 9 horas e aconteceu durante toda a tarde de sábado, 23, na praça Dermeval Barbosa Moreira.

O mais recente Dia D reuniu cerca de 200 pessoas entre representantes da iniciativa privada, escolas municipais e outros órgãos públicos da coordenação do evento. Além de folhetos explicativos sobre como evitar a proliferação do mosquito, e, consequentemente, a doença, também houve mostras de trabalhos infantis sobre a dengue, elaborados nas escolas da rede municipal de ensino durante a semana de combate ao aedes aegypt, mostra de filme sobre a doença, oferecido pelo Núcleo Descentralizado de Vigilância em Saúde do governo estadual, aferição de pressão arterial, atividades infantis, bandas dos colégios Odette Penna Muniz e Jardel Hottz e distribuição de algodão doce.

Através das secretarias de Serviços Públicos e a Especial de Ação Integrada de Conselheiro Paulino, em parceria com a EBMA, o Tiro de Guerra e o Departamento de Vigilância Ambiental aconteceu um grande mutirão em Conselheiro Paulino, onde foram recolhidas amostras de larvas do mosquito para análise, além de muitos lixos jogados pelas ruas. Os bairros de Olaria e Cordoeira também passaram pela mesma varredura.

Para Sueli Scotelaro, coordenadora do Departamento de Saúde Coletiva, “temos que manter o trabalho de prevenção durante o ano inteiro mesmo no inverno. Isso é muito importante porque ajudará a controlar o pico da doença, que ocorre nas estações mais quentes”, argumentou.

“A principal medida que vem surtindo efeito em Nova Friburgo é a mobilização de toda a população. A participação de empresas privadas e públicas está sendo essencial para o sucesso do controle do mosquito no município”, relatou Melânia de Paulo Cariello Hoelz, coordenadora da Divisão Epidemiológica e presidente do Comitê de Mobilização Contra a Dengue em Nova Friburgo.

O Dia D contou com a participação da Concessionária Águas de Nova Friburgo, Hospitais Unimed e São Lucas, Saf, além de órgãos públicos como Corpo de Bombeiros, Sanatório Naval, as secretarias municipais de Educação, Serviços Públicos, Ação Integrada de Conselheiro e a Fundação Municipal de Saúde.

O trabalho de conscientização em escolas também gerou resultados. Isabela Souza de Lima, de seis anos, disse: “o mosquito se cria em água parada e limpa”. A mãe, Janete contou que “aprendeu” um cuidado de prevenção em relação ao mosquito com a filha: “ela chegou em casa com um trabalhinho da escola e um folder que explicava sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação. Lendo este folder aprendi que deveria colocar areia nos pratos das plantas, coisa que eu não sabia e nunca tinha ouvido falar,” confessou.

O trabalho de prevenção à dengue desenvolvido pelo comitê de mobilização é intenso. Semanalmente, acontecem reuniões com entidades, empresas e membros da sociedade civil para tratarem a questão da doença. Essas reuniões do comitê acontecem no auditório do posto de saúde Silvio Henrique Braune. Para esclarecer qualquer dúvida, basta ligar para o telefone da Vigilância Ambiental: 2543-6293.

A DENGUE MATA - É preciso ter o cuidado de manter bem fechados os tonéis, barris e caixas d’águas; encher os pratinhos das plantas com areia até a borda; remover as sujeiras que possam impedir a água de correr nas calhas e não deixar a água da chuva acumulada na laje. Vale lembrar que o mosquito transmissor da dengue resiste mais de um ano fora da água, por isso, evite também o acúmulo de lixo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade