Nova Friburgo concorre com seis ações ao Prêmio Polícia Cidadã - 10 de fevereiro

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009
por Jornal A Voz da Serra
Nova Friburgo concorre com seis ações ao Prêmio Polícia Cidadã - 10 de fevereiro
Nova Friburgo concorre com seis ações ao Prêmio Polícia Cidadã - 10 de fevereiro

Henrique Amorim

Daqui a cinco meses o Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Candido Mendes (CESeC), junto com várias outras entidades, premiará com R$ 5 mil a melhor iniciativa desenvolvida pelas polícias Militar e Civil no estado, em prol da melhoria das condições de segurança e promoção da cidadania, com a utilização dos espaços públicos para o desenvolvimento de projetos educacionais. A intenção dos coordenadores do concurso é incentivar as boas ações da polícia em defesa de uma melhor qualidade de vida e o bem-estar da comunidade.

As cinco melhores atividades serão escolhidas por uma comissão organizadora, integrada por oficiais da PM, delegados da Polícia Civil e representantes da sociedade, mas a população pode participar também através do voto pela internet. Basta acessar a página www.premio policiario.com.br – opção voto popular e clicar no projeto que mais despertar interesse pela proposta social desenvolvida. A melhor iniciativa na opinião dos internautas receberá uma menção honrosa do concurso, organizado no estado pela primeira vez. Das 183 atividades inscritas no Polícia Cidadã, por 478 policiais e órgãos da polícia no estado, 41 chegaram à fase final. Seis atividades são desenvolvidas em Nova Friburgo.

Só o 11º BPM concorre com cinco iniciativas: o projeto Gol de Placa, que incentiva a prática de esportes a crianças carentes, livrando-as da ociosidade; a Minicidade do trânsito, onde estudantes aprendem noções básicas de como dirigir, respeitando a sinalização e a circulação de pedestres, num circuito adaptado nas dependências do quartel do 11º BPM; o monitoramento em tempo real pela internet do atendimento da central de urgência 190; o talão de visitação residencial, utilizado em regiões periféricas sempre que a PM é solicitada pelas comunidades rurais; e a página do 11º BPM na internet.

O delegado da Polícia Civil e ex-titular da 151ª DP e da 7ª CRPI (Nova Friburgo) Henrique Pessôa também concorre ao prêmio com o projeto desenvolvido por ele na década de 90, o Polícia Cidadã, uma cartilha que detalha a rotina das delegacias policiais e esclarece dúvidas da população sobre o procedimento administrativo da Polícia Civil. De acordo com Pessôa, muita gente desconhece que alguns acontecimentos não são passíveis de registros nas delegacias. Com a cartilha, ele esclarece qual deve ser o procedimento ideal no caso de denúncias e ainda as taxas que podem ser cobradas nas delegacias.

O comandante do 11º BPM, tenente-coronel Robson da Silva Santos, assim como o delegado Henrique Pessôa, estão confiantes na possibilidade de uma das seis boas ações comunitárias das polícias Militar e Civil em Nova Friburgo ser a vencedora do concurso Polícia Cidadã. “Ao praticarmos projetos de cunho social, muitas vezes silenciosa e discretamente, entendemos que nem todas as questões de segurança pública são problemas propriamente policiais”, observa o comandante Robson.

Os autores das ações finalistas têm até o próximo dia 2 de março para enviar informações complementares sobre suas atividades, com fotos, materiais publicados na imprensa, DVDs e ainda estatísticas que comprovem a queda de indicadores de violência após a implantação da atividade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade