Karina Monnerat
A Prefeitura Municipal de Nova Friburgo através das secretarias de Educação, Cultura, Saúde e Meio Ambiente comemoraram na manhã da última terça-feira, 3, na Praça do Suspiro, o Dia Nacional do Pau-Brasil. O evento contou com a participação de alunos das redes públicas municipal, estadual e particular de ensino, que cantaram o hino da cidade na versão antiga, que cita a fonte de água do Suspiro. Também participaram de oficinas. Os estudantes ouviram histórias, se divertiram com a recreação de palhaços malabaristas, comeram pipoca e algodão doce e aprenderam um pouco sobre a importância de se preservar o meio ambiente. Na ocasião, também aconteceu plantio e distribuição de mudas da árvore que deu origem ao nome do nosso país. Alguns participantes foram presenteados com orquídeas e citronelas oferecidas pelo Instituto Casa do Pau-Brasil (ICPB).
Também participaram do evento a Concessionária Rota 116 — que distribuiu panfletos sobre conscientização ambiental —, representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Parque Estadual Três Picos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Polícia Florestal — que fez uma mostra de palmitos e animais, como tatus, cobras, escorpiões e aranhas apreendidos em operações feita por eles, além de instrumentos utilizados para armadilhas e transportes de alguns animais.
No estande do Parque Estadual Três Picos, órgão que faz a fiscalização e apreensão de pássaros, foi feita uma mostra de gaiolas de passarinhos apreendidas que foram transformadas em materiais lúdicos e brinquedos pedagógicos. Também aconteceu no evento recreação com crianças num gaiolão. O intuito foi mostrar a elas a sensação de estar preso em um local fechado e pequeno, assim como acontece aos pássaros em cativeiro.
Maria Luiza Ferreira, presidente do ICPB, órgão que também esteve presente no evento, diz que um dos objetivos dessa comemoração é despertar a consciência em relação a preservação da natureza, através da responsabilidade social. O secretário de Educação, Marcelo Verly, falou sobre a importância de se passar os valores de preservação do meio ambiente para as crianças.
— As atividades realizadas hoje são para incentivar essa conscientização e futuramente termos um número significativo de defensores da natureza, principalmente depois da tragédia que aconteceu em janeiro.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Eduardo de Vries, o evento superou as expectativas, tendo a participação de vários órgãos municipais e estaduais que contribuíram para a realização da comemoração. O secretário ressaltou ainda que todas as crianças fizeram questão de participar da festa.
Deixe o seu comentário