Nova Friburgo a caminho do futuro

sexta-feira, 15 de maio de 2009
por Jornal A Voz da Serra

(SECOM) - O projeto do prefeito Heródoto Bento de Mello de transformar Nova Friburgo em um polo de tecnologia ganhou força com a parceria recém-constituída entre a Prefeitura e a Rede de Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos do Estado do Rio de Janeiro (Reinc), além de entendimentos com a equipe estadual de pesquisadores da Embrapa, com o intuito de fazer do município uma referência tecnológica no país.

Em recente encontro com a coordenadora estadual da Rede, Kátia Aguiar, o prefeito quis obter detalhes de como o movimento das incubadoras de empresas e parques tecnológicos vem sendo conduzido no país. “Os parques tecnológicos devem contribuir de forma relevante, para consolidar a formação de uma forte e competitiva “indústria do conhecimento, bem como para agregar tecnologia e inovação ao setor industrial, agrícola e de serviços já estabelecidos”, explicou Kátia.

O gerente da Incubadora de Empresas da Uerj/Nova Friburgo, Luiz Borges, afirmou que, com o interesse do poder público municipal, este centro de desenvolvimento empresarial auxiliará na implantação de um parque que possa atender plenamente às empresas após o período de permanência na incubadora.

No encontro, o prefeito manifestou ainda sua intenção de iniciar o planejamento para a instalação de um Parque Tecnológico em Nova Friburgo, de forma que toda a região seja contemplada. “Precisamos de um projeto que leve em conta toda a biodiversidade do nosso município. Só assim um parque tecnológico faz sentido. A indústria metal-mecânica, a de petróleo e gás, a biotecnologia, as confecções e demais indústrias têxteis também, sem nos esquecer que estamos cercados por um parque e temos de aproveitar nossa biodiversidade. Assim, o turismo, a agroindústria, a engenharia ambiental também são importantes. Desde já estamos disponibilizando uma área de 25 mil metros quadrados na Fazenda da Laje, local da Nova Cidade, para que o grupo criado a partir desta reunião possa apresentar ao Plano Estratégico Estadual a consolidação de novos parques tecnológicos”, avaliou Heródoto.

A comissão de estudos constituída a partir do encontro já formulou um documento das demandas regionais, tendo Nova Friburgo como centro referencial, e o repassou, através do líder do governo na Câmara Municipal, vereador Marcelo Verly, à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, para avaliação da implantação do parque tecnológico no município.

Centro Tecnológico na Nova Cidade impulsionará modernidade no novo bairro

A proposta de instalar o centro de tecnologia na Nova Cidade - projeto de construção de milhares de unidades habitacionais que vão compor um novo bairro em Nova Friburgo - localizada na Fazenda da Laje, distrito de Conselheiro Paulino, visa também agregar ao projeto novos valores dentro de um conceito de uma comunidade mista e moderna. “Como não queremos implantar somente um bairro proletário, apenas de unidades residenciais para famílias de baixa renda, mas verdadeiramente uma nova cidade, com toda a infraestrutura necessária e com um mix de concentração populacional, com residências para diferentes classes sociais, a instalação da parte de tecnologia garante um empreendimento próspero dentro ainda da filosofia da indústria limpa. Precisamos levar em conta que temos de resguardar as condições ambientais de Nova Friburgo. E, se ainda pudermos aproveitar o potencial do município para este setor da inteligência, será perfeito. Nosso município tem todas as condições de acolher empreendimentos de baixo impacto ambiental e alto custo-benefício, sobretudo na área de informática”, finalizou o prefeito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade