Começa neste sábado, 27, a nova exposição ao ar livre de São Pedro da Serra. Trata-se da Poesia da Sucata – um olhar poético sobre o ato de reciclar, com 20 esculturas feitas a partir de sucata de computadores, que estarão nas ruas, em frente a ateliês e restaurantes. O público poderá apreciar as obras sempre nos fins de semana, até 14 de novembro, e escolher a peça mais original, interessante ou curiosa votando na urna localizada no Espaço Cultural São Pedro da Serra (ECSPS). A peça vencedora ganhará o Troféu Sucarte 2008.
Além destas esculturas produzidas pelos artistas locais, o Espaço Cultural estará com uma exposição âncora que reúne outras peças; eletrodomésticos e utilitários mostrando um pouco da trajetória da comunicação no Brasil; e uma montagem de poesias escritas sobre teclados de computador assinadas por, entre outros, Maria Lua, Cristina da Costa Pereira e Sérgio Bernardo.
Atividades paralelas ocorrerão durante todo o evento. São elas: visitação dos alunos das escolas ao ECSPS; palestras sobre reciclagem, coleta de lixo seletiva, comunicação e informação, informática, cidadania etc.; concurso de redação sobre o tema O mundo de meus netos com os alunos da escola estadual local, em que a vencedora ganhará o Troféu Reciclagem 2008; comercialização, através dos restaurantes interessados, de pratos alusivos ao evento (poesia, informática, comunicação etc.); mostra de cinema infantil e adulto com filmes relacionados ao tema; e oficina para crianças até 12 anos relacionada ao tema.
Outras informações pelos e-mails contato@educari-ong.org e carlos.pinho@educari-ong.org.; ou telefones 2542-3365 e (21) 8128-9053.
A essência da Sucarte
Desta vez o Espaço Cultural São Pedro da Serra traz a discussão um tema de importância fundamental para nossos tempos e, em especial, para o futuro do planeta: a arte de reciclar. Utilizando sucatas de computadores e periféricos, artistas locais fizeram suas montagens/esculturas e customizaram teclados de computador sobre os quais imprimiram poemas. Tudo para que o evento Poesia da Sucata promova nos participantes e visitantes um olhar poético sobre o ato de reciclar.
Isso porque São Pedro da Serra terá, muito em breve, telefonia celular e acesso à internet através de banda larga. Mas qual será o impacto dessas comodidades do mundo contemporâneo nessa comunidade que tardiamente passou a usufruir de estradas, energia elétrica e telefonia? Este é o tema central, sobre o qual todos estão convidados a refletir.
Deixe o seu comentário