Idealizado por Mônica Araújo, o Projeto Encontros e Criações, segundo ela, contempla o programa “Economia Criativa” e seus respectivos atores, com a missão de promover uma visão cultural que favoreça processos de inclusão social, contribuindo para um olhar mais democrático da identidade de um bairro, de uma cidade, de uma nação. “E também dar maior relevância para a construção da cidadania, da história das multidões anônimas, onde o povo esteja presente como um importante ator”.
De 31 de janeiro a 26 de fevereiro, será realizada a 3ª edição do projeto, com abertura da mostra individual da artesã Rosângela Schuenck Gravino, na Sala Mônica Araújo. Desta forma, Mônica pretende fortalecer, cada vez mais, a identidade da comunidade do Córrego Dantas, além de apresentar a cultura e a criatividade como matéria-prima, capaz de gerar trabalho e renda para os moradores deste bairro.
“O projeto também pode vir a contemplar pessoas que mesmo não residindo no local, tenham os seus negócios ali instalados”, revela Mônica. Não é o caso de Rosângela, que residiu por mais de 23 anos naquele bairro. “Sua casa foi atingida por pedras e muita lama, e hoje se encontra interditada, situada em área de risco. Ela teve que se retirar do local juntamente com a mãe. O sonho de ambas é o de poder retornar o mais breve possível a residir no bairro”, conta Mônica, acrescentando que mesmo tendo perdido um casal de tios, um primo e inúmeros amigos, o amor de Rosângela pelo lugar e pela comunidade é mais forte.
Quando ainda residia no lugar, a artesã produzia peças de utensílios com bambu. Porém, com a enxurrada de 12 de janeiro de 2011, todos os seus instrumentos de trabalho, bem como a matéria-prima, se perderam. Agora, Rosângela está se dedicando a um novo trabalho, usando pequenas telas pintadas, e técnica mista sobre garrafas de vidro descartadas.
“É o reinício de minha carreira. As garrafas ganham nova função—viram peças decorativas. Ainda tenho outra paixão, que me acompanha há muito tempo: a fotografia. Minha máquina é uma amiga inseparável. Em breve, pretendo fazer uma exposição desse trabalho também”, revela.
Otimista por natureza, Rosângela aguarda as obras de reconstrução prometidas. E quer ver a alegria dos moradores da localidade, de volta. “Se Deus nos abençoar um pouco mais, havemos de voltar a sorrir e prosperar”, diz.
Com o projeto Encontros e Criações - em Córrego Dantas, Mônica Araújo vai participar, em junho, do evento Mês do Ambiente, na Petrobras (Transpetro—Tecab), em Macaé. “Aproveito para agradecer a todos os envolvidos, direta e indiretamente, por mais essa conquista”, encerrou Mônica.
A Sala Mônica Araújo fica na Avenida Euterpe Friburguense 33, Centro, e funciona de terça a sábado, das 14h às 18h. Informações: (22) 2522 6880 e (21) 8020 1963.
Email: sma.cultura@hotmail.com.
Deixe o seu comentário