Nova edição do Campeonato Municipal de futebol começa neste fim de semana

Competição é disputada por equipes da categoria Sub 20
sábado, 03 de novembro de 2018
por Vinicius Gastin
Festa do Varginha no ano passado: cinco equipes brigam pela taça em 2018
Festa do Varginha no ano passado: cinco equipes brigam pela taça em 2018

Após movimentar escolinhas e projetos sociais de Nova Friburgo nas categorias sub-11 e 13, chegou a vez dos jovens com até 20 anos calçarem as chuteiras para entrarem em campo. O Campeonato Municipal Sub 20 começa neste final de semana, e vai contar com a participação de clubes filiados ou convidados pela Liga Nova Friburgo de Desportos. A primeira rodada acontece no campo do Botafoguinho, e a grande final está marcada para o dia 8 de dezembro.

Participam da edição deste ano as equipes do Nova Friburgo, Unidos do Alto, Botafoguinho, São Pedro e São Luiz. O detalhe é que o atual campeão, o Varginha, que contou com o reforço de vários atletas do São Pedro, não participa este ano. As partidas acontecem em locais alternados a cada rodada, e a competição será promovida em paralelo com o Municipal Sub-15, que terá início na semana seguinte. A competição ainda recebe os últimos ajustes na confecção do regulamento e na definição dos participantes antes de ser oficializada.

“A grande novidade são os jogos em campos alternados, algo que vamos realmente fazer pela primeira vez na Liga. O sub 11 e 13 foram sempre no mesmo espaço, mas o 15 e 20 são em campos alternados. Enquanto estiver uma categoria em um lugar, estará acontecendo a outra categoria em um espaço diferente. Mas a final da sub-15 vai ser a preliminar da decisão do sub-20”, explica Luciano Faria, presidente da Liga.

A primeira rodada, portanto realizada neste sábado, 3, no campo do Botafoguinho, terá Nova Friburgo x Unidos do Alto como primeiro confronto, às 9h. Na sequência, às 11h, se enfrentam Botafoguinho x São Pedro. O São Luiz folga, entrando em campo apenas na rodada de número dois. Durante os cinco finais de semana desta primeira fase, o CT do Nova Friburgo, em Conselheiro Paulino, o campo do São Pedro, em São Geraldo, e dois locais em Olaria ou Cônego receberão as partidas (as duas últimas com mando do Unidos do Alto e São Luiz).

O regulamento

Nesta primeira fase, as equipes jogam entre si em turno único, aos sábados, sempre no mesmo local, com duração de 45 minutos em cada tempo (nas categorias sub-11 e sub-13, por exemplo, a duração dos tempos é menor). Cada equipe poderá efetuar até 11 substituições, dentro do máximo de três paralisações durante a partida. As quatro equipes mais bem colocadas serão semifinalistas, com vantagem do empate para o primeiro e segundo colocados da fase inicial. No jogo da final não há vantagem, e em caso de empate, a disputa será nos pênaltis.

Ainda segundo o regulamento, cada equipe poderá inscrever o número máximo de até 25 atletas até a realização da primeira rodada do campeonato, sem possibilidade de prorrogação de prazo. É permitida a inscrição de até três atletas que estejam federados em 2018.

Tabela do Municipal Sub-20

- 1ª Rodada - 03/11 (Botafoguinho)
9h - Nova Friburgo x Unidos do alto
11h - Botafoguinho x São Pedro
Folga: São Luiz

- 2ª Rodada - 10/11 (Nova Friburgo)
9h - Unidos do Alto x São Pedro
11h - Nova Friburgo x São Luiz   
Folga: Botafoguinho

- 3ª Rodada - 15/11 (São Luiz)
9h - Botafoguinho x Nova Friburgo
11h - São Luiz x Unidos do Alto
Folga: São Pedro

- 4ª Rodada - 17/11 (Unidos do Alto)
9h - São Pedro x São Luiz
11h - Unidos do Alto x Botafoguinho
Folga: Nova Friburgo

- 5ª Rodada - 24/11 (São Pedro)
9h - São Luiz x Botafoguinho
11h - São Pedro x Nova Friburgo
Folga: Unidos do Alto

- Semifinais - 01/12

- Final - 08/12

  • Time do Unidos do Alto em 2017: atual vice-campeão promete brigar pelo título novamente

    Time do Unidos do Alto em 2017: atual vice-campeão promete brigar pelo título novamente

  • Jogos acontecem em campos alternados a cada final de semana

    Jogos acontecem em campos alternados a cada final de semana

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Campeonato Municipal
Publicidade