O Centro Social Nossa Senhora das Graças (CSNSG) está situado bem no coração de Olaria. É presidido pelo padre Gelcimar Petinati Celeste, que desde o início do ano assumiu a Paróquia Nossa Senhora das Graças e designou o professor Carlos Jacomo Mastrângelo Neto (Carlão) como seu diretor executivo. A missão de Carlão é fazer as parceiras necessárias, a fim de dinamizar a entidade. Somente o colégio tem funcionado a todo vapor. Inclusive está comemorando o quarto lugar em Nova Friburgo no Enem.
O CSNSG é uma entidade filantrópica, que há mais de 50 anos tem por objetivo prestar serviços sociais em Olaria e a toda a cidade. Obra iniciada pelo saudoso monsenhor Caetano Antônio Mielli, tem como principais atividades a assistência social, a educação e a recreação. Está localizado em excelente espaço físico e a nova diretoria deseja ampliar seus serviços e, para isso, busca parcerias que tornem viável o projeto de oferecer a todos os cidadãos atendimentos sociais de qualidade.
Farmácia comunitária e atendimentos médicos
Recepção e distribuição de remédios para pessoas carentes e atendimentos abertos à comunidade. Estes são os serviços que já estão sendo prestados no CSNSG, em parceria com a Farmácia Santo Eduardo, do Centro, que até mesmo disponibilizará uma atendente e dar assessoria quanto à organização dos remédios, validade e funções.
A farmácia comunitária está mudando de lugar no centro social. Passa a funcionar a partir de agora na antiga clínica médica, na Rua Maria D’Ângelo Magliano. Junto com a farmácia estão sendo prestados atendimentos de psicologia e fonoaudiologia. Em breve haverá também atendimentos médicos, a preço mínimo ou até mesmo gratuitos.
Para que o atendimento da farmácia cresça e possa beneficiar mais pessoas carentes tornam-se necessárias doações de remédios, que podem ser entregues na secretaria da igreja ou na recepção do colégio.
Alongamento para a terceira idade
O CSNSG também está atraindo a terceira idade através de um trabalho coordenado pelo professor Alessandro Carriello. Esse trabalho já é prestado por Alessandro na Associação para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável (Adis), que mantém o projeto Pão com Sopão, também em Olaria.
Com a transferência das atividades, Alessandro leva para o centro social cerca de 200 idosos e o objetivo é abrir novas inscrições, para que o projeto possa crescer ainda mais. Aberto a pessoas a partir de 50 anos, mais tarde poderá ser ampliado.
Padaria escola
À época do padre Paco na Paróquia Nossa Senhora das Graças, a padaria- escola funcionava no Alto de Olaria. Porém, por ocasião da criação da Paróquia São Roque há dez anos, o projeto ficou com a nova paróquia. Atualmente está paralisado e houve interesse da Paróquia São Roque em se juntar ao CSNSG para reativar a padaria-escola.
O funcionamento deverá ser novamente no Alto de Olaria, anexo à Escola São José, junto à capela do mesmo nome. Serão ministrados cursos da área de panificação, como padeiros e confeiteiros. O início das atividades ainda será definido em comum acordo entre a Paróquia São Roque e o CSNSG.
Espaço aberto a cursos
Estão nos planos da nova diretoria do CSNSG a realização de muitos cursos nas amplas instalações da entidade. O primeiro já está sendo ministrado pelo Sebrae, no turno da noite, para formar operadores de telemarketing.
Mas os cursos não param por aí. O desejo da nova diretoria é firmar novas parcerias com os segmentos público e privado para a realização de novos cursos, principalmente à noite.
Tempo integral
Durante o dia todo o complexo do CSNSG fica fervilhando com os 500 alunos do Colégio Nossa Senhora das Graças, mas depois das 18h todo o movimento cessa. De acordo com a nova diretoria do centro social, esse movimento poderia prosseguir. E os cursos são o grande objetivo, principalmente profissionalizantes.
A proposta é justamente abrir o amplo espaço do centro social para a criação de cursos e atividades visando a sua movimentação em tempo integral, beneficiando moradores de Olaria e de toda a cidade. Os contatos começam a ser mantidos agora e os parceiros podem se apresentar.
A bela Igreja Nossa Senhora das Graças, de frente para a Praça Monsenhor Mieli, acaba por encobrir todo o espaço do centro social, onde também funciona o colégio. Porém, basta uma visita para que se visualize todo o complexo e suas amplas instalações. Para as parcerias, os contatos são o padre Gelcimar ou Carlão, através da secretaria da igreja ou o colégio, em horário comercial, ou pelos telefones 2522-5702 e 2522-4361.
Deixe o seu comentário