Notas do Repórter - 15 de abril.

quinta-feira, 15 de abril de 2010
por Jornal A Voz da Serra

Campanha em alto nível?

As opiniões mais ponderadas são a favor de uma campanha eleitoral de alto nível, com o debate em torno das propostas dos candidatos e que o currículo, a experiência e os antecedentes sejam os balizadores para uma avaliação séria, afinal trata-se de gerir os destinos de um país e de 200 milhões de seres humanos. O repúdio à baixaria, aos ‘dossiês’, ao abuso do poder econômico ou político, aos ‘aloprados’ deve ser uma constante e o eleitorado tem a obrigação de fiscalizar as atitudes dos postulantes na mídia, na internet e nos palanques. Nesta eleição, em especial, a escolha deverá ser isenta mesmo que o presidente da República tenha enfatizado que tudo fará para eleger a candidata que ele ungiu e que vai se dedicar, todo o tempo, para atingir o objetivo que já lhe custou algumas multas impostas pela Justiça Eleitoral. Recebidas com deboche hilário pelo condenado.

A candidata da situação, sra. Dilma Rousseff, nas preliminares, tem seguido à risca indicações dos marqueteiros e seus discursos, redigidos por especialistas em análise política, seguem o diapasão de homenagear seu mentor, inclusive uma nítida evidência que a lulodependência será item de sua estratégia eleitoral. Ela começou com certa impetuosidade, citando “lobos em pele de cordeiro” mas amenizando o perfil plebiscitário adotado em princípio. Malhar Fernando Henrique Cardoso, ou mesmo comparar os dois estilos administrativos, foi descartado. Os adversários serão Serra, Aécio e a oposição e o mais importante será camuflar o temperamento agressivo de dona Dilma.

O tucano José Serra por sua vez, em sua despedida do Governo de São Paulo, mencionou a necessidade de uma postura ética e moralizadora na chefia do país em clara alusão aos sucessivos escândalos que pontuaram a administração petista mas foi logo alertado de que ingressando no terreno dos ataques iniciaria retaliações recíprocas e de efeitos negativos para a colocação que desfruta nas pesquisas de intenções de votos. Recuou e até elogiou o governo enfatizando que precisa ser feito mais.

Os jogos iniciais tiveram largada e os candidatos, por suas coordenações, irão estudar comportamentos, pontos fracos e fortes e a evolução da campanha apresentará as jogadas e suas consequências. Nunca esquecendo que o eleitorado, a cada visita às umas, sai mais preparado para votar. Uma campanha em alto nível seria o ideal para o aperfeiçoamento da democracia ...

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade