Diego Aguiar Vieira
Entre os aficionados por cinema há um jogo chamado Sete graus para Kevin Bacon. Basicamente, alguém cita o nome de um ator, diretor ou qualquer elemento ligado ao mundo do cinema e do entretenimento e o cinéfilo questionado deve ligar esse indivíduo ao ator americano Kevin Bacon em menos de sete filmes. Por exemplo: Tarcísio Meira. O consagrado ator brasileiro trabalhou com o diretor Bruno Barreto no filme Beijo no Asfalto. Anos depois, Bruno dirigiria a atriz Amy Irving, com quem é casado, no filme Bossa Nova. Amy, por sua vez, contracenara com John Travolta no filme Carrie, A Estranha. Já Travolta estrelou com Forest Whitaker o filme Fenômeno. E Whitaker foi dirigido por Clint Eastwood no filme Bird, sobre a vida do cantor de jazz Charlie Parker. Já Eastwood também dirigiu Kevin Bacon no aclamado filme Sobre Meninos e Lobos. Aí está a conexão entre o velho Tarcísio Meira e Kevin Bacon.
Quando de seu surgimento, os usuários do site de relacionamentos Orkut contavam com uma fixação semelhante. Era incrível procurar por um completo desconhecido e descobrir, senão quantos amigos em comum, ao menos quantos contatos o separavam deste ou daquele indivíduo. Hoje o Orkut conta com dezenas de mecanismos de entretenimento, praticamente nublando o mencionado curioso acessório, mas este ainda é um interessante passatempo.
Bem, no mesmo esquema, e se você conhecesse alguém que foi vizinho de um dos Beatles? Mais ainda: e se essa mesma pessoa fosse casada com alguém que tivera a oportunidade de, mesmo que rapidamente, ter conhecido todo o Fab Four?
É o caso de Noel e sua esposa, Anna-Maria. Ele morou na mesma rua que Paul McCartney, enquanto ela, ainda adolescente, teve a oportunidade de assistir a um show dos Beatles e, vejam só, conheceu os quatro rapazes e ainda pegou um autógrafo de cada um deles.
O irlandês – londrino de criação – Noel conheceu o quarteto de Liverpool aos 13 anos de idade, quando viu uma multidão reunida ao redor dos estúdios EMI. No mesmo dia comprou o disco Please Please Me, o primeiro do grupo. A música Love Me Do estourou, tornando a banda um fenômeno e, imediatamente, fazendo de Noel um fã de John Lennon e seus amigos.
A influência do grupo foi tanta, que Noel se juntou a alguns amigos e formou o grupo No Entry, com o qual chegou a se apresentar algumas vezes em Londres. Depois disso se manteve afastado da música, até 1986, quando veio morar no Brasil com Anna-Maria, com quem é casado há 36 anos.
Aqui voltou a tocar oficialmente em 2001, se apresentando pela primeira vez no Friburgo Shopping, para seguir fazendo shows em diversos hotéis e restaurantes, conquistando a atenção de todos, notabilizando-se como um músico versátil, que chegaria a tocar junto à Orquestra Companhia Filarmônica de São Paulo e banda Euterpe Friburguense – com esta na Praça Dermeval Barbosa Moreira.
Seu repertório, além de diversas músicas dos Beatles, também inclui músicas de Frank Sinatra, Nat King Cole, Elvis Presley, Bee Gees, Stevie Wonder, alguns compositores brasileiros, como Luís Bonfá e Antônio Maria (Manhã de Carnaval) e Ivete Sangalo (Se eu não te amasse tanto assim), além de diversas canções de sua própria autoria.
AMOR E DOM - Simpático, Noel também se destaca como adestrador de cães e diz que sua técnica é muito simples: amor. “É um dom”, diz Anna-Maria. “ Ele treina com carinho, estabelece um contato direto com os cães, principalmente com amor. É possível ver a felicidade do cão”, atesta. Entendendo o nível de estresse que esse tipo de treinamento pode oferecer sobre o animal, Noel estabelece que as sessões de treinamento devem acontecer uma vez por semana.
Conhecer Noel é ter a oportunidade de estabelecer contato com alguém que testemunhou e experimentou as mudanças proporcionadas à cultura popular nos últimos 50 anos. Conhecer Noel é ter a chance de estar mais próximo dos Beatles. Talvez, até do Kevin Bacon.
Deixe o seu comentário