No Sesc, destaque para poemas negros

quarta-feira, 25 de novembro de 2009
por Jornal A Voz da Serra

A roda poética Consciente Poesia Negra é atração desta quarta-feira, 25, no Sesc. Toda a comunidade está convidada para o evento, que acontece a partir das 19h, em homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado na última sexta-feira, 20. A orientação estará a cargo do premiado escritor e poeta Sérgio Bernardo e reunirá obras de consagrados poetas negros do século 19, como Luiz Gama e o simbolista Cruz e Souza.

Segundo Sérgio, o evento objetiva divulgar ao grande público obras que retratam aspectos importantes da cultura nacional. “Passando por Lino Guedes e Solano Trindade, primeiros no século 20 a desenvolver uma poética de fato consciente, no sentido de exaltação da cultura afro-brasileira e da questão do negro na vida social e política do Brasil, se chegará a poetas como Silveira Oliveira, Paulo Colina, Abdias do Nascimento e Oswaldo de Camargo, entre outros”, explica Sérgio.

O evento também dará uma panorâmica da poesia de dois países da África lusófona, através de obras de poetas como Aguinaldo Fonseca e João Rodrigues, de Cabo Verde, e Manuel Guedes Lima e Ana Santana, de Angola.

Vale a pena participar da roda poética, que será uma boa oportunidade para quem quer conferir poesias que retratam a realidade dos negros no Brasil e obras produzidas em dois países africanos de língua portuguesa. O evento tem entrada franca e mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2543-5000. 12 anos

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade