Leonardo Lima
Vinte e duas vezes campeão estadual, atual campeão da Copa do Brasil e vice-campeão brasileiro. No elenco, nomes como Juninho Pernambucano, Felipe e Diego Souza. Nos três primeiros jogos, três vitórias. Não bastasse a boa fase, a torcida tem mais uma motivação: a reabertura de São Januário, um dos maiores orgulhos vascaínos. Muitos podem pensar que o Friburguense está receoso em relação ao confronto contra o Vasco neste domingo, às 17h. Entretanto, segundo o técnico Gérson Andreotti, jogadores e comissão técnica estão confiantes de que clube tem condições de fazer frente a um dos favoritos ao título do Campeonato Carioca. “Eles têm uma equipe entrosada, homogênea. Têm jogadas de bola aérea muito perigosas. Mas tudo é jogo a jogo. Se mantivermos a postura das últimas duas partidas teremos mais chances de conquistar um bom resultado em São Januário”, acredita.
E, de acordo com ele, o iminente confronto contra um dos melhores times do país não mudará a forma ofensiva de atuação do Tricolor da Serra. A lamentar, apenas, a falta de um gol no empate contra Duque de Caxias, na noite da última quarta-feira no Estádio Eduardo Guinle. “Fizemos uma grande partida. Mantivemos o mesmo comportamento do jogo contra o Bangu, valorizando a posse de bola na maior parte do jogo. Criamos muitas chances, mas infelizmente tem dias que a bola não entra. Era para termos vencido, mas não deu. O que me deixa feliz e esperançoso é esse comprometimento dos atletas e a postura desse time dentro de campo”, analisa o comandante.
Em relação à escalação da equipe que enfrenta o Vasco, Gérson Andreotti explica que a definirá apenas momentos antes da partida. “É um jogo difícil, fora de casa, ainda vamos analisar”, despista. Após o confronto contra o Duque de Caxias, o elenco tricolor se reapresentou na tarde da última quinta-feira, 2. Os atletas que jogaram na última rodada realizaram trabalho de musculação, enquanto os demais participaram de um coletivo contra a equipe de juniores. Os treinamentos seguiram na tarde desta sexta-feira, 3. Neste sábado, 4, os atletas promovem o tradicional rachão que antecede as partidas e, logo após o jantar, segue viagem para o Rio de Janeiro, onde ficarão concentrados até o duelo contra o Vasco.
No lado cruzmaltino, a novidade fica por conta da reabertura do Estádio São Januário, fechado para reformas no fim de 2011. O gramado, por exemplo, foi completamente trocado para esta temporada que marca o retorno do Vasco à Copa Libertadores da América, 11 anos após a sua última participação. A tendência é que, para o confronto contra o Friburguense, o técnico Cristóvão Borges mande a campo quase todos os titulares à disposição. Com vitórias sobre Americano, Duque de Caxias e Bangu, o Gigante da Colina lidera o Grupo B com nove pontos ganhos. Já o Frizão ocupa a quinta colocação, com quatro. Quem apita o jogo é Grazianni Maciel Rocha, auxiliado por Eduardo de Souza Couto e Francisco Pereira de Sousa. Friburguense x Vasco terá transmissão ao vivo da Rede Globo.
JUNIORES – Com três derrotas e nenhum ponto conquistado, a equipe do técnico Robinho terá uma parada duríssima neste domingo. Os garotos do Frizão enfrentam o Vasco, às 11h, em Itaguaí.
A rodada:
04/02 – 17h - Fluminense x Volta Redonda, Raulino de Oliveira
05/02 – 17h - Vasco x Friburguense, São Januário
05/02 – 17h - Resende x Bonsucesso, Estádio do Trabalhador
05/02 – 17h - Nova Iguaçu x Macaé, Jânio Moraes
05/02 – 17h - Olaria x Madureira, Bariri
05/02 – 17h - Boavista x Volta Redonda, Eucyr Resende
05/02 – 17h - Americano x Bangu, Godofredo Cruz
05/02 – 19h30 - Botafogo x Flamengo, Engenhão
Deixe o seu comentário