Em parceria com estados e municípios, o Ministério da Saúde realiza a 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. Do dia 15 até 31 deste mês, a meta é imunizar 12 milhões de crianças entre seis meses e cinco anos incompletos. Isso representa 95% do público-alvo, formado por 12,7 milhões de crianças. No Rio de Janeiro, a meta é vacinar 95% das 928,8 mil crianças que fazem parte do público-alvo. Para isso, o Ministério da Saúde distribuiu 1,1 milhão de doses ao estado.
Paralelamente à campanha contra poliomielite, o Ministério da Saúde promove uma mobilização para atualizar o esquema vacinal das crianças menores de cinco anos. Os profissionais de saúde vão avaliar a caderneta infantil, alertando aos pais sobre as vacinas que estão vencendo. Por isso, é importante levar o cartão de vacinação para avaliação do profissional de saúde. As doses atrasadas serão aplicadas e agendadas, de acordo com a situação de cada criança. Aquelas que nunca foram vacinadas contra a poliomielite não receberão as gotinhas na campanha. A proteção contra o vírus é realizada com duas doses da vacina inativada poliomielite (VIP), injetável, aplicada aos dois e quatro meses de vida, e uma dose da vacina oral, aos seis meses.
Em Nova Friburgo, o Dia D da campanha promete movimentar os postos e unidades básicas de saúde do município, onde estarão disponíveis todas as vacinas do calendário nacional de vacinação da criança. Segundo a coordenadora de Imunização, Ana Paula Lessa, a campanha busca manter a erradicação do sarampo e da poliomielite, intensificar as ações de imunização para a administração do reforço das vacinas poliomielite (oral), DTP e 2ª dose da tríplice viral, além de contribuir para a redução da incidência das doenças imunopreveníveis, conforme o calendário básico de vacinação das crianças menores de 5 anos de idade.
Vale destacar que a vacina é segura e é a única forma de prevenção contra a poliomielite, protegendo contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. Ela é recomendada mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. Para crianças com infecções agudas ou com febre acima de 38ºC, a coordenadora de Imunização destaca que vale a precaução. “Em doenças febris agudas, moderadas ou graves, recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro para não se atribuir à vacina as manifestações da doença. A avaliação será feita de acordo com cada vacina”, disse Ana Paula.
Confira alguns locais de vacinação
Neste Dia D, 15, todos os postos de saúde, unidades básicas de saúde e postos de estratégia de saúde da família de Nova Friburgo estarão abertos das 8h às 17h para vacinação. Os situados em áreas mais distantes do centro da cidade fecharão às 16h. É importante levar o comprovante ou a caderneta de vacinação. Confira alguns locais abaixo:
Policlínica Centro - Dr. Sylvio Henrique Braune – Centro – Tel: 2522-8316
Tunney Kassuga – Olaria – Tel: 2543-6281
Policlínica Norte Dr. Waldir Costa – Conselheiro Paulino – Tel: 2527-1420
Posto volante no Centro de Turismo com a presença dos mascotes da campanha Zé Gotinha e Maria Gotinha – Praça Dermeval Babosa Moreira – Centro
Deixe o seu comentário