A Paróquia de Santo Antônio e São Francisco de Assis, no centro de Nova Friburgo, promoveu nesta quinta-feira, 4, a tradicional bênção aos animais, em comemoração ao dia do santo padroeiro e protetor dos animais. A tradicional ação, que aconteceu às 9h e às 15h, com a bênção concedida pelo padre Miguel Angel, reuniu fiéis e seus bichinhos de estimação no pátio anexo à matriz na Rua Duque de Caxias.
O padre destacou o amor do santo pelos animais e a importância das relações estabelecidas entre os donos e seus bichinhos. “Deus criou a natureza e todos os bichinhos, pequenos e grandes. Neste dia destacamos a importância de proteger a natureza e da nossa ação, como vice-reis da criação de fomentar as criações de Deus. Os animais são obras do amor infinito dele, vemos isso quando percebemos o quanto a presença deles podem ajudar a pessoas com depressão. Além dos cuidados necessários, o amor do bichinho pelo seu dono é uma grande soma na superação da doença”, disse o padre Miguel Angel, há um mês a frente da matriz.
A boa companhia de um animalzinho de estimação foi destacada ontem por Marly Pinel, que todo ano leva seu cãozinho Thor para receber a bênção na igreja de São Francisco de Assis. Para ela, esse momento de integração com o seu bichinho é um presente. “Todo dia 4 de outubro trago o Thor para receber a proteção de São Francisco de Assis. Ele é minha melhor companhia. Sempre que chego em casa e não estou sozinha, ele vem me receber. Aproveito esse momento também para agradecer a São Francisco por ter o Thor em minha vida há quatro anos”, conta Marly.
Outro devoto do santo, que pela segunda vez levou seus companheiros Guru, de 14 anos, e Gopi, de 3, para receberem a bênção dos animais é Hélio Graça Filho. Recentemente aposentado, antes ele só conseguia participar da ação quando ocorria aos sábados e demonstra muita alegria em poder estar presente nesta data tão especial para a igreja e para sua fé em São Francisco de Assis.
“Sou devoto de São Francisco, ele é um grande exemplo de tudo o que a igreja católica simboliza. Tenho dois cachorrinhos e é muito gratificante poder participar deste momento com eles”, conta Hélio, que ainda exibe a camisa com a estampa do santo escolhida para a ocasião.
As celebrações pelo Dia de São Francisco na paróquia aconteceram da terça-feira, 2, até esta quinta-feira, 4, com encerramento solene, à noite com a celebração de uma missa que teve como tema de reflexão para os fiéis “São Francisco com seus irmãos”. Para o pŕoximo ano o padre já planeja uma comemoração maior, com missas pela manhã e à noite para receber a comunidade, além da tradicional bênção dos animais.
Deixe o seu comentário