Henrique Amorim
No Dia das Crianças, festejado nessa sexta-feira, 12, não poderia ter faltado alegria e diversão. Afinal, os baixinhos gostam mesmo é de uma boa brincadeira. Mas também não poderia ter faltado o reconhecimento àquele que criou através de lei o Dia das Crianças: o deputado federal Galdino do Valle Filho, que por muitos anos morou em Nova Friburgo. Galdino atualmente dá nome ao troféu que reconhece o mérito de friburguenses, de nascimento ou coração, que muito fazem pelo desenvolvimento do município. A honraria é uma criação do multicultural Grupo de Arte, Movimento e Ação (Gama), que há nove anos faz festa todo dia 12 de outubro para celebrar a entrega dos troféus, entregues este ano à escritora Yedda Pereira Santos; ao ex-secretário de Serviços Públicos e vereador eleito Alexandre Cruz; ao defensor da memória ferroviária friburguense, Ordilei Alves da Costa; à boleira de mão cheia Luzia de Oliveira; ao secretário de Meio Ambiente Eduardo de Vries; ao professor de educação física e mestre em artes marciais Wagner Freire; ao aposentado e entusiasta por Nova Friburgo Jorge Plácido Ornellas de Souza; ao empresário Roberto Freitas, da Remetal, e ao ambientalista Fernando Cavalcante.
Desta vez o Gama inovou e promoveu a cerimônia ao ar livre, no Largo Messias de Moraes Teixeira, no Suspiro, junto ao Memorial 12 de Janeiro, criado pelo Gama em homenagem às vítimas da tragédia de 2011 e em reconhecimento à força e ao idealismo da população local. Em vez de solenidade formal, esquetes circenses e animação teatral com os artistas Dalmo Latini, Léo Abelha e Jefferson Robert Cunha, estes dois últimos caracterizados como os palhaços Abelhito e Sucata, que fizeram homenageados, convidados e também quem passava por ali viver momentos de alegria e descontração. Tudo bem ao jeito Gama de ser. Sem roteiro, sem formalismo, mas com compromisso e muita sensibilidade. Coube ainda a Teleco Ventura o momento musical da manhã de homenagens, que contou até com distribuição de bolo e pirulitos para a garotada. Afinal, o dia era mesmo só delas.
O fundador do Gama, Júlio Cezar Seabra Cavalcanti, o Jaburu, e o presidente Chico Figueiredo, valorizaram na oportunidade a importância dos homenageados que levaram para casa esse ano o troféu Galdino do Valle, em bronze e com o símbolo estilizado de uma criança, marca também da Praça da Criança, que integra o circuito turístico cultural Gama no Parque Santa Eliza. Ambas as criações, assim como os demais monumentos do circuito e o memorial no Suspiro são do diretor de artes visuais do Gama, João Baptista Felga de Moraes.
Os homenageados deste ano também foram agraciados com o diploma de “Pleno Cidadão destas terras de Dom João VI” e ainda um nariz de palhaço, a graça do dia da criança, um dia especial onde todo mundo deixa aflorar um pouco a criança que tem dentro de si, nem que seja acompanhando filhos, netos, sobrinhos, primos nas muitas brincadeiras oferecidas ao longo do dia, feriado nacional da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.
Deixe o seu comentário