Em todo o mundo, o rugby é um esporte em ascensão. Em Nova Friburgo há exatos cinco anos foi criado o time que está na elite estadual da modalidade, sendo que no próximo dia 1º de abril, domingo, os friburguenses terão a oportunidade de assistir a equipe local, disputando sua primeira partida deste ano em casa, contra o Itaguaí Rugby, em etapa classificatória organizada pela Federação Fluminense de Rugby.
O jogo será realizado a partir das 15 horas, no estádio Guilherme L. Gripp, sede do Amparo Futebol Clube, com entrada franca. Embora seja no Dia da Mentira, o confronto está sendo chamado de o “Jogo da Verdade” pelos atletas friburguenses, que, no ano passado, não conseguiram jogar na cidade em função das dificuldades decorrentes da catástrofe de janeiro.
Apesar disso, a equipe friburguense obteve resultado satisfatório, fechando o ano de 2011 como vice-campeã estadual da Copa Rio, competição também organizada pela Federação Fluminense.
Partidas em outros distritos e localidades
A escolha do 4º distrito para sediar esse jogo também faz parte de uma estratégia do time friburguense para intensificar a divulgação da modalidade nas diversas comunidades locais.
Tendo reinstalado recentemente sua escolinha, voltada para um público na faixa etária dos oito aos 16 anos, o Friburgo Rugby Footbal Clube também considera importante o friburguense conhecer esse esporte.
“Será um domingo atípico, em que os moradores—tanto da cidade quanto de uma de nossas mais importantes comunidades rurais—contarão com um programa diferente, para toda a família: ver a prática de um esporte saudável, que vai reestrear nas Olimpíadas de 2016, exatamente aqui perto, no Rio de Janeiro, e que poderá, a partir de agora, ajudar e muito a projetar e a divulgar o nome de Nova Friburgo”, diz o presidente do clube, Rodrigo Nigri.
O presidente Nigri acrescenta também que é interesse do clube levar os demais jogos a outras localidades friburguenses, sejam bairros e distritos, que tenham disponibilidade de campo. Ele acha que essa é também uma chance de aproximar o público local da modalidade.
A partida do domingo, 1º de abril, será a primeira de outras duas previstas para acontecer na cidade, contra os times de Campos e Niterói, respectivamente. Somente o último jogo, com a equipe do Guanabara, será fora nesta primeira etapa da competição, na qual os quatro times melhores colocados passarão às semifinais.
No link adiante, da Federação Fluminense de Rugby, é possível acompanhar a Tabela dos jogos:
http://www.rugbyfluminense.com.br/campeonatos/campeonato-fluminense/2012/tabela-serie-a.
Projeto social de grande alcance
Todo sábado, chova ou faça sol - Tendo iniciado suas atividades neste ano de 2012, no último dia 10/3, com aulas-treinos no campo do Santa Luzia Esporte Clube, no Cônego, a Escolinha de Rugby já contabiliza mais de 30 participantes.
Apesar da faixa etária estipulada para os participantes, o coordenador diz que são aceitas quaisquer pessoas, de qualquer gênero e qualquer idade, dispostas a conhecer o esporte. “Logicamente que os maiores de 16 anos passam por alguns treinos e explicações na escolinha e são posteriormente encaminhados aos treinos principais, também aos sábados.”
O time aposta no projeto como fator importante para a disseminação da modalidade. Mais do que isso, uma iniciativa de grande alcance social. Um dos maiores entusiastas da ideia é o rugbier Juca Santo, ex-presidente do FRFC e atual coordenador da própria escolinha. Ele considera esta ação como um fator que contribui para o rendimento e melhor aproveitamento dessas crianças e jovens, tanto na escola como na vida propriamente, em razão dos ensinamentos que o rugby proporciona.
“O rugby é conhecido por ser um esporte de resultados importantes na socialização, além disso é uma modalidade altamente agregadora, que não discrimina seus integrantes em função de fatores como o peso ou baixa estatura”, lembra.
Segundo reforça Juca, no rugby todos são importantes. “Existe espaço para todos independente da respectiva compreensão física de cada um. Curiosamente, existem posições em campo que pedem e precisam de atletas mais fortes ou outros que sejam mais baixos, por exemplo.”
Aulas gratuitas - Para mais informações sobre a escolhinha, os interessados podem entrar em contato diretamente no campo do Santa Luzia Esporte Clube, no Cônego, aos sábados, no horário entre 10h ao meio-dia ou ainda através dos telefones 22-8118-8592 (Juca) e 22-9961-2008 (Rodrigo).
“Estamos todo sábado de manhã, chova ou faça sol, à disposição de quem quiser conhecer o esporte”, acrescenta o coordenador, lembrando ainda que as aulas são inteiramente gratuitas e convidando pais e responsáveis de crianças e adolescentes na faixa-etária para conhecerem o trabalho.”
(fonte: Girlan Guilland—As. de Comunicação voluntário do FRFC)
Friburgo Vôlei Clube/Friburguense vence torneio no Rio de Janeiro
A equipe feminina sub15 do Friburgo Vôlei Clube/Friburguense conquistou no último domingo, 25, a primeira etapa da Liga Rio Vôlei. O torneio foi realizado no Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. A equipe de Nova Friburgo se sagrou campeã de maneira invicta, não perdendo sequer um set nas cinco partidas disputadas. Na primeira fase, o Friburgo Vôlei derrotou as Voleibarra, Liga Riostrense e Marina Barra Clube. Na semifinal, vitória sobre o Cebs, de Jacarepaguá. Na grande decisão, novo encontro com o Marina Barra Clube e assim como na outra partida, a equipe friburguense venceu com facilidade o primeiro set. O segundo, no entanto, foi bastante disputado, com as equipes se alternando na frente do placar. No fim, as atletas do Friburgo Vôlei reverteram três set points do adversário e garantiram o título da etapa.
A equipe de Nova Friburgo também foi premiada na escolha do destaque individual da competição, através da atleta Luiza Fortes. Na opinião do treinador Rondineli Esteves, as garotas souberam impor seu melhor jogo e determinar o ritmo das partidas. “Mesmo tendo perdido para esta temporada três atletas titulares, nossa equipe não sentiu as ausências, já que as substitutas jogaram com confiança e a mesma qualidade técnica. No final nossas jogadoras sentiram um pouco o dia cansativo, fruto do somatório de viagem, tensão, esforço e calor. Mas com muita determinação conseguiram o título. Vale ressaltar que no decorrer da competição enfrentamos e vencemos por duas vezes a fortíssima equipe do Marina Barra Clube, campeã desta categoria em 2010 e 2011”, afirmou.
O Friburgo Vôlei esteve composto das seguintes jogadoras: Caroline Monteiro, Fernanda Chianca, Gabriela Titoneli, Luiza Fortes, Mariana Kale, Mariane Riedmann, Thais Bravo e Victória Vieira. Neste sábado, 31, a equipe sub13 fará sua estreia no torneio. Mesmo com um elenco jovem e renovado, o objetivo é manter a boa imagem que as meninas do sub15 criaram ao conquistarem o título invicto do sub13 em 2010. O projeto do Friburgo Vôlei Clube/Friburguense conta com o patrocínio da Superpão e visa a preparação competitiva para esta modalidade, com participação em competições locais e estaduais. Contato pelo telefone 8125-2150 (Gustavo).
Arthur Senna conquista índices para campeonatos estaduais de natação
O nadador friburguense Arthur Senna participou no último fim de semana do campeonato para tentativas de índices Absoluto, realizado na Escola Naval, no Rio de Janeiro. Ele participou das provas de 100m peito (1m20s01), 100m costas (1m14s83) e 50m borboleta (30s07). Com os resultados, o atleta conseguiu índices para futuros campeonatos estaduais. Arthur treina na academia Aquarium, sob a coordenação dos professores Thiago e Maria José Costa. Ele agradece o patrocínio do empresário Toni Ventura (da Ventura Chocolates) e da Eliana Contabilidade Geral, de Olaria.
Deixe o seu comentário