Quem passa pela Rua José Ernesto Knust ou pela Avenida Roberto Silveira, no distrito de Conselheiro Paulino, certamente nem imagina a potência escondida por trás dos imensos muros que separam ambas as vias do complexo esportivo do Nova Friburgo Futebol Clube. Numa área totalmente plana, de aproximadamente 50 mil metros quadrados, há dois campos de futebol, um deles com a metragem oficial do Maracanã (110 metros de comprimento, com outros 75 metros de largura), além de sede social com parque aquático, piscina semiolímpica, sauna, salão de festas, playground e quadra de futebol society. Tudo isso desfrutado por apenas cerca de 300 sócios do clube, que comemora daqui a duas semanas (mais precisamente na quarta-feira, 16) 30 anos da fusão dos antigos Friburgo e Esperança F.C., que deu origem ao clube rubro-verde de Conselheiro Paulino, identificado pelas cores vermelho, do Friburgo, e verde, do Esperança.
Para marcar a data especial, o presidente do conselho diretor do Nova Friburgo F.C., Luiz Fernando Bachini, anuncia projetos ambiciosos. Além da construção de um alambrado e arquibancadas no campo com metragem do Maracanã, junto ao muro da futura Avenida Brasil, e que será todo iluminado, serão construídos vestiários para jogadores e juízes, um setor administrativo, sala de enfermagem e mais 16 lojas. Do outro lado, com frente para a Rua José Ernesto Knust, serão construídas mais 12 lojas de 40 metros cada. Com as novas instalações, Bachini espera realizar o sonho acalentado há muito pela diretoria e pelos amantes do NFFC: o retorno do clube ao futebol friburguense.
“Com esses investimentos e o reforço financeiro que obteremos com os aluguéis das lojas, poderemos custear a participação do time de juniores na terceira divisão do Estadual de 2010 e depois outras participações em divisões de base. Já temos as escolinhas, mas ano que vem teremos futebol aqui com um verdadeiro centro de treinamento”, anuncia o presidente. Para dar a largada nas obras de construção das 12 lojas na Rua José Ernesto Knust, a diretoria do clube rubro-verde já dispõe de R$ 235 mil oriundos da venda de lojas que pertenciam ao NFFC nas imediações do Paissandu. As obras devem começar mês que vem.
Já a construção dos vestiários, arquibancadas e mais lojas na margem da Avenida Brasil consumirá R$ 2 milhões, liberados pelo governo do estado, através de emenda conseguida pelo deputado estadual friburguense Olney Botelho. A sede social também ganhará salão de jogos e reforma das piscinas. A quadra de futebol society terá grama sintética.
Parabéns em ritmo de futebol
Os 30 anos da fusão que deu origem ao Nova Friburgo Futebol Clube serão marcados ainda por uma programação social especial. No próximo dia 12, um sábado, haverá um campeonato de futebol com equipes pré-mirim, mirim, infantil e juvenil do NFFC no Estádio Raul Sertã, na Rua José Eugênio Müller, Centro. No dia seguinte, domingo, 13, na sede de Conselheiro Paulino, acontecerá alvorada de fogos às 8h e campeonato com jogadores veteranos dos extintos Esperança e Friburgo F.C., seguido de churrasco na sede social para os sócios. “Participar das atividades desse clube que mora no nosso coração é sempre um prazer e um momento especial. Recordo-me muito bem e com saudades da época da construção da piscina, do salão de festas, sauna, restaurante e área de lazer que surgiram na minha gestão como presidente”, lembra o empresário Dalton Carestiato.
Estádio Raul Sertã deverá ser alugado para estacionamento rotativo
O sonho da diretoria do Nova Friburgo Futebol Clube em voltar a disputar campeonatos de futebol a partir do ano que vem contará com um reforço financeiro de peso que o clube pretende obter além da arrecadação com os aluguéis das lojas na sede de Conselheiro Paulino. O núcleo do NFFC no centro da cidade, o Estádio Raul Sertã, na Rua José Eugênio Muller, deverá ser alugado para um estacionamento rotativo e com a renda apurada a diretoria pretende investir no futebol. As escolinhas que funcionam no núcleo do Centro serão transferidas para a sede.
“Nosso sonho é fazer desse clube um celeiro de futebol fazendo jus à tradição dos clubes mestres que nos deram origem, os eternos campeões da cidade, o Friburgo, com 28 títulos ganhos e o Esperança com outros dez”, observa o vice-presidente administrativo do NFFC, Carlos Arnaldo Bravo Berbet, o Juca, lembrando que a área da sede já tem tradição no futebol. O local já foi sede do antigo Conselheiro Paulino Futebol Clube. “Sem dúvida temos tradição e o orgulho de sermos hoje um clube sem dívidas”, complementa Juca.
NFFC: um clube que tem história
O NFFC é um sinônimo de tradição que vem de longa data. Um de seus precursores, o Friburgo F.C., foi o primeiro clube friburguense, fundado em 1910 ainda como Futebol Clube Friburguense, resultado do sonho de um grupo de jovens capitaneados por Álvaro Barreto. O clube desde o início tem o vermelho como cor símbolo. Sua primeira sede foi num campo da atual Avenida Galdino do Valle Filho, na época Avenida Friburgo. Seu primeiro presidente foi Euclides de Moraes. Quatro anos depois, obrigado por decisão da Câmara Municipal a deixar seu primeiro gramado na antiga Rua Jacome, hoje Oliveira Botelho, o Friburgo se transferiu para uma área próxima à atual sede da Sociedade Esportiva Friburguense (SEF). A mudança para o Estádio Raul Sertã aconteceu em maio de 1922.
Já o Esperança Futebol Clube surgiu em 1914, com o nome de União Futebol Clube, que tinha as cores símbolo, o preto e o branco. Um ano depois surgiu o Esperança, o clube da camisa verde e branca, que manteve a mesma diretoria do extinto União, sob o comando do presidente Manoel Gonçalves Neto. O primeiro campo do Esperança ocupou o espaço do atual condomínio residencial Central Park, no Paissandu. Em 1927 inaugurou sua praça de esportes na Rua Luiza Carpenter, com uma partida contra o Gragoatá, de Niterói.
Hoje o NFFC tem Luiz Fernando Bachini na presidência do conselho diretor; Carlos Arnaldo Bravo Berbet, na vice-presidência administrativa; Ivan Gambini, na presidência do conselho fiscal; Dalton Carestiato na presidência do conselho deliberativo e o diretor de A VOZ DA SERRA, Laercio Ventura, na vice-presidência do mesmo conselho.
Deixe o seu comentário