(SECOM) - Histórias de imigrantes colonizadores de Nova Friburgo começaram a ser registradas sábado, 9, para serem publicadas em sites especializados. A ideia de preservar a memória de personagens colonizadores da cidade veio ao encontro do movimento Nova Friburgo 200 anos, numa proposta da socióloga e mestre em educação, professora Geni Nader Vasconcelos, que sempre norteou sua atuação profissional tendo como base histórias de vida.
O secretário de Comunicação Social, Girlan Guilland (também Secretário Executivo do NF 200 anos) e a professora do Colégio Nossa Senhora das Dores e da Faculdade Santa Dorotéia, Geni Nader, organizaram reunião preliminar com representantes das colônias para apresentar a ideia do projeto Roda de histórias, a partir da qual se pretende produzir uma série de documentários, utilizando diversas técnicas de roda de conversas, visando registrar histórias de vida dos descendentes dos colonizadores do município.
16 de maio: Dia Internacional de Histórias
A professora Geni Nader, pesquisando na Internet, descobriu o site Museu da Pessoa, especializado em documentar histórias de pessoas de todos os segmentos da sociedade, o qual estabelece 16 de maio – coincidentemente aniversário de Nova Friburgo - também como o Dia internacional de histórias de vida.
Geni entrou em contato com os responsáveis do site e, hoje, quem acessar www.museudapessoa.net poderá ler texto publicado por ela inserindo Nova Friburgo. E, assim, surgiu a ideia de organizar uma roda de conversas com imigrantes colonizadores e registrar o rico material que, com certeza, será utilizado para publicação no site Museu da Pessoa.
Como a cada dia o número de pessoas que adere ao movimento de preservar a história do município aumenta, as informações também serão publicadas no site do Centro de Documentação Histórica de Nova Friburgo (www.djoaovi.com.br) e, posteriormente, no site do Nova Friburgo 200 anos (www.novafriburgo200anos.org.br).
Deixe o seu comentário