Texto: Karine Knust / Ftos: Amanda Tinoco
O que não pode faltar na comemoração de um aniversário é o presente. Por esse motivo, a equipe de reportagem do A VOZ DA SERRA foi às ruas para saber da população qual presente Nova Friburgo merece ganhar. As respostas foram variadas, mas uma coisa é certa: de acordo com a população, o maior presente que nossa cidade precisa é atenção.
"A nossa cidade deveria ganhar muitas melhorias de presente. Mas o principal é a saúde, que está bem precária. Estamos precisando de mais médicos e melhoria nos atendimentos.”
Fernanda Alves de Souza, 31, autônoma
"Menos confusão no trânsito, que hoje está um caos, e aqui em Friburgo é muito complicado. Tem hora que a gente fica doido, tanto para pegar ônibus quanto para atravessar a rua. Acho que precisamos de mais educação também. Muitas mães precisam trabalhar o dia todo e não têm onde deixar os filhos. Precisamos de mais creches.”
Maria das Graças, 32, promotora de vendas
"Mais ônibus e mais atenção para a população. Existe uma falta de respeito muito grande. Moro no bairro Alto do Floresta e às vezes preciso ir sentada na escada do ônibus porque não tem lugar. Dizem que trouxeram mais transportes públicos para cidade, mas cadê? As pessoas continuam esperando mais de meia hora no ponto de ônibus e quando ele chega, temos que embarcar no maior sufoco.”
Maria dos Anjos, 54, aposentada
"Mais segurança. A população está vivendo à mercê das coisas. A saúde também precisa de mais atenção, as pessoas que precisam de atendimento rápido não encontram médico ou chegam ao Hospital Municipal Raul Sertã e se deparam com uma fila enorme.”
Marcos Antonio Lima, 45, confeiteiro
"Mais saúde, educação e mais opções de lazer. A população está precisando de atenção nessas áreas.”
Ruan Araujo, 23, atendente
"Acho que Nova Friburgo tem estado muito abandonada, mas eu gostaria que nesse aniversário o governo desse mais incentivo ao mercado de trabalho na área industrial. Nosso município já teve grandes empresas industriais, mas hoje o que sustenta a cidade são as confecções. O mercado de trabalho aqui é melhor para as mulheres, mas os homens que lidam mais com trabalho braçal não têm tanta oportunidade. Friburgo precisava voltar com as grandes indústrias, nossa cidade é ótima, mas é uma pena que os nossos governantes não deem a atenção que deveriam.”
Luiz Antonio Zambo, 61, aposentado
"O meu desejo nesse aniversário da cidade é de melhorias na saúde, que está um caos. Principalmente os postos de saúde, onde faltam médicos. Tem sido muito difícil depender da saúde pública.”
Celute Moraes, 38, desempregada
"Falta honestidade no governo da cidade. Há muito tempo não vemos gente honesta para administrar Nova Friburgo. E aí as coisas não funcionam e, na minha opinião, é por esse motivo. Porque dinheiro o município tem, mas não existe honestidade.”
Urbano de Almeida, 74, aposentado
"A educação precisa melhorar, porque está precária. A cidade também precisa se recuperar mais da tragédia de 2011. Acho que ainda falta muita coisa para melhorar.”
Tatiana Teixeira Guimarães, 37, desempregada
"A cidade tem que festejar mais essa data, quase não temos comemoração. Também queria que o hospital melhorasse, a educação ganhasse mais atenção e o turismo mais força. A cidade está muito fraquinha.”
Camila Ouverney, 23, babá
Deixe o seu comentário