Feriado é motivo de comemoração para os brasileiros, afinal, quem não gosta de ter um tempo livre para descansar, dedicar-se ao lazer, e fazer o que quiser, sem a obrigação de horários. Muitos de nós, nem sabemos do que se trata a ‘folguinha’ que desfrutamos, o que importa na realidade é que não vamos precisar trabalhar, estudar e tudo mais. Ter um descanso no meio da semana é motivo de satisfação sem muita preocupação com o que é comemorado e a importância do feriado acaba passando despercebida pela maioria.
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi considerado o grande mártir da independência do nosso país. Nascido na Fazenda de Pombal, entre São José (hoje Tiradentes) e São João Del Rey, Minas Gerais, ficou órfão aos 11 anos, e foi conhecido pela habilidade com que arrancava e colocava novos dentes feitos por ele mesmo. Dia 21 de abril é feriado nacional para lembrar a morte de Tiradentes, que foi enforcado e esquartejado por conta de seu envolvimento com a Inconfidência Mineira (um dos primeiros movimentos pela independência do Brasil em relação a Portugal).
No século 18, o Brasil gerava grandes ganhos para Portugal por meio da extração de ouro e diamantes. Quando o governo português achou que os lucros estavam diminuindo, desconfiou que os brasileiros estivessem sonegando os impostos. Foram aumentadas, então, as taxas e tomadas medidas repressivas contra o povo brasileiro.
Revoltado com o abuso da Coroa, um grupo que ficou conhecido como os inconfidentes elaborou um plano contra o governo. Uma das primeiras figuras do movimento foi Tiradentes.
Percebendo que estava sendo vigiado, Tiradentes procurou se esconder numa casa da Rua dos Latoeiros, atualmente Gonçalves Dias, no Rio de Janeiro, sendo ali preso. O processo durou três anos, sendo afinal lida a sentença dos prisioneiros. No dia seguinte uma nova sentença modificava a anterior, mantendo a pena de morte somente para Tiradentes, que foi enforcado em 21 de abril de 1792, no Largo da Lampadosa, Rio de Janeiro. Seu corpo foi esquartejado, sua cabeça foi erguida em um poste em Vila Rica, a casa em que morava foi arrasada e declararam infames os seus descendentes.
Deixe o seu comentário