Nesta edição de aniversário, personalidades falam sobre os 65 anos de A VOZ DA SERRA

quarta-feira, 07 de abril de 2010
por Jornal A Voz da Serra

A VOZ DA SERRA está completando hoje, dia 7 de abril, 65 anos de circulação ininterrupta. Aqui estamos, com o mesmo vigor e otimismo de sempre, enfrentando todas as dificuldades e sem nos desviar nem por um instante de nossos objetivos.

Apesar de ser um dos mais antigos e tradicionais jornais do estado do Rio, A VOZ DA SERRA se encontra em plena juventude. Nada mal para um jornal do interior que, como todos os seus coirmãos, luta para vencer num terreno difícil e cheio de incertezas. Mas não é de desistir da luta, ao contrário, isso só aguça, alimenta, fortalece, faz crescer este diário.

Com seis décadas e meia de existência, A VOZ DA SERRA é, sem sombra de dúvida, o mais importante veículo de comunicação impresso do Centro-Norte fluminense, em perfeita sintonia com os interesses do município. Antenado com a modernidade, tanto em termos editoriais quanto tecnológicos, A VOZ DA SERRA leva às bancas diariamente todas as notícias importantes da cidade, nos mais diversos setores. Notícias estas que, vale ressaltar, são acompanhadas por leitores do mundo todo, através do site (www.avozdaserra.com.br) que, vale registrar, é o mais acessado do município.

Há muito tempo A VOZ DA SERRA deixou de ser apenas mais um órgão de imprensa. Transformou-se numa das mais importantes instituições de Nova Friburgo. Mais: A VOZ DA SERRA se tornou ao longo dos anos uma fonte de consulta para historiadores e pesquisadores da vida friburguense e apoio certo para suas análises e reflexões sobre a comunidade.

A VOZ DA SERRA leva ao pé da letra as máximas de caráter, integridade e honradez ditadas por seu diretor, Laercio Rangel Ventura. Que, por sua vez, sempre seguiu o exemplo de seu pai, Américo Ventura Filho, o Venturinha, nosso patrono, um homem muito além de seu tempo e que fez do jornal sua razão de viver.

Com tudo isso, somos hoje, com justificado orgulho, uma instituição na vida da cidade, como atestam os depoimentos de importantes personalidades do município em diversas áreas, publicados nesta edição.

"Um jornal representa o arquivo da vida de uma cidade. Com A Voz da Serra, que está completando seus 65 anos, não é diferente. Nova Friburgo é um município pleno de vida e repleto de histórias. O registro que é feito pelo principal veículo de comunicação impresso que temos é de suma importância, pois é uma forma de manter o passado preservado, possibilitando passá-lo aos pósteros. A importância de um jornal cresce na medida em que ele seja capaz, cada vez mais, de registrar as verdades de uma comunidade. A Voz da Serra vem, há 65 anos, registrando a vida de Nova Friburgo. E, agora, quando se lê o seu passado, nós conhecemos uma boa parte da nossa vida, da nossa história, dos nossos homens, dos projetos que foram levados através dos tempos até hoje. Muitas vezes eu escrevo para A Voz da Serra um artigo referente aos acontecimentos do presente, mas, como o jornal se perpetua, a mensagem também, ficando registrada para nossos filhos, netos, para as gerações vindouras, mostrando como vivemos, como somos, como desenvolvemos a nossa comunidade. São notícias, artigos, depoimentos, que lemos a cada edição e que têm relação direta ou indireta com nossas vidas. Ainda que a visão seja alterada, que as histórias se apresentem de um ponto de vista hoje, mas mudem completamente amanhã em função de novas informações, o tempo as reúne e nos apresenta a história completa, permitindo entendermos melhor os acontecimentos e tirarmos nossas conclusões. Um jornal não é apenas o presente, é o presente, é o passado e é um processo do futuro. Esta é a missão de A Voz da Serra, que vem sendo executada ao longo das últimas décadas, uma referência indispensável para aqueles que buscam a informação e o retrato do município de Nova Friburgo. Encerro com meus parabéns ao diretor e funcionários que fizeram, ao longo dos últimos 65 anos, a história do jornal A Voz da Serra.”

Heródoto Bento de Mello, prefeito de Nova Friburgo

"Desde sua fundação, o jornal A VOZ DA SERRA assumiu papel de destaque entre os meios de comunicação em Nova Friburgo, com suas edições diárias que primam pelo capricho visual e pela informação de qualidade. Há 65 anos ele revela aos leitores detalhes dos bastidores políticos, desvenda os mais ricos personagens, fotografa em cores as crônicas do cotidiano, apresenta reportagens que fazem os friburguenses conhecerem e participarem da vida da cidade. Há 65 anos ele cumpre com rigor e profissionalismo o importante papel de congregar a comunidade do município. Há 65 anos A VOZ DA SERRA busca a verdade dos fatos, o que lhe confere credibilidade junto a seus leitores. Leitores que foram multiplicados com a edição eletrônica do jornal, cujo lançamento levou Nova Friburgo para muito além de suas fronteiras, divulgando, para todo o mundo, suas belezas e seus encantos. A VOZ DA SERRA comprovou que é possível modernizar-se, adequar-se, mudar sem abrir mão de tradições. Parabéns, A VOZ DA SERRA, pelo aniversário! Parabéns, amigo Laercio, pela determinação e pelo empenho em manter vivo o projeto do seu pai. Parabéns a todos os profissionais que nos últimos 65 anos colaboraram com esta história e se dedicaram ao jornal que é, hoje, um dos maiores orgulhos de Nova Friburgo.”

Braulio Rezende Filho, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista (SinComércio)

"Nesses 65 anos de história, o jornal A Voz da Serra se consolidou como um dos meios de comunicação mais importantes de nossa cidade. Poderia dizer, sem sombra de dúvidas, que esta data deve ser comemorada com entusiasmo por cada cidadão friburguense. Todos os dias acordamos e já temos à disposição as principais notícias sobre política, cultura, seção policial e muitas outras novidades. É impossível falar da história sem lembrar o jornal A Voz da Serra, até porque, o jornal ajudou a escrever a história da cidade. E isso está comprovado no Pró-Memória, onde estão reunidos todos os exemplares do jornal, encadernados e guardados com todo carinho. Uma verdadeira fonte histórica documental. Falar de A Voz da Serra também sem falar de Laercio Ventura é impossível. Atual diretor do jornal, Laercio perpetuou o sonho de seu pai. Nesses 65 anos ele vem contribuindo enormemente para manter aceso esse sonho. Além de muitos avanços, Laercio trouxe cores para as páginas do jornal. Diariamente ele coordena, com maestria, tanto o lado administrativo quanto o jornalístico, assim como a sua equipe de excelentes profissionais. Hoje todos nós já nos habituamos a ter o jornal A Voz da Serra como referência de informação de nossa cidade e região.”

Sérgio Xavier, vereador e presidente da Câmara Municipal de Nova Friburgo

"Ao longo dos anos, A VOZ DA SERRA passou a ser a voz de todos nós. Nosso jornal passa, definitivamente, a apresentar o verdadeiro guia de todo e qualquer assunto de interesse comunitário de nossa cidade e, muitas vezes, de toda a nossa região. Se aconteceu, e pode até ter acontecido, mas certeza que é bom só lendo A VOZ DA SERRA. Tornou-se, já então diário, um centro de referência noticioso, muitas vezes denunciativo e, todas as vezes, informativo. Era e é a nossa própria voz. Laercio, com a maestria e a habilidade de poucos, sempre com a batuta dos grandes maestros, comanda uma equipe competente, treinada através das mais agudas dificuldades de uma trincheira jornalística, na busca permanente da manutenção da verdade e da justiça, não se descuidando, em nenhum momento, de assegurar o trato da honra e da decência de seus personagens diários. Ao meu bom amigo Laercio, a toda sua equipe e sua família, o meu abraço estendido a todos os que, direta ou indiretamente, colaboram ou colaboraram com este tempo consagrado: 65 anos de paixão pela imprensa ou 80 anos de uma vida irrigada com os fluidos positivos da ética e do amor.”

Alexandre Gazé, pró-reitor da Universidade Candido Mendes

"Nós, da Nova Friburgo AM nos sentimos muito à vontade para nos congratular com todos do jornal A VOZ DA SERRA pela celebração desses 65 anos de fundação. Em 2011 seremos nós a celebrar essa importante marca. Sabemos como é difícil se manter de forma ininterrupta por tanto tempo e com tanto sucesso. Como testemunhas da história local, vimos grupos políticos ascenderem e caírem, vimos grandes festas e também tragédias que nos feriram profundamente, vimos grandes personalidades nascerem e morrerem, vimos folhas secas darem lugar a novas, num ciclo sem fim. Ultrapassamos todos estes ciclos, passando pela bonança e pelas intempéries de cada dia e juntos chegamos a mais de seis décadas. 65 anos! O jornal A VOZ DA SERRA venceu, vence e continua sendo vitorioso numa trajetória que só foi possível graças ao esforço abnegado da família Ventura, a começar por seu patriarca, Américo Ventura, um idealista que deixou de herança para seu filho Laercio, além do ideal, a vontade em transformar e evoluir sempre. Parabéns, Laercio! Parabéns a todos os funcionários que, parceiros, levaram e levam A VOZ DA SERRA a ser único. Parabéns a todos que escreveram e escrevem a nossa voz diária. Aos leitores, razão máxima da existência de letras e papéis. Nenhuma palavra faz sentido sem que haja alguém para ouvi-la. Nenhum texto tem razão de existir sem aquele que o leia. Portanto, parabéns aos leitores de ontem, hoje e sempre! Letras e papéis que mobilizam massas, constroem lideranças, fazem nascer a procura por uma cidade melhor, contam a história e não permitem que sejamos um povo sem memória. Por fim, reverenciamos o pioneiro da comunicação local com nosso reconhecimento em ter A VOZ DA SERRA, feliz por ser da gente!”

Leonardo Asth, Rádio Nova Friburgo AM

"A VOZ DA SERRA possui quatro pilares que, somados, criam um veículo único e lhe transferem o status de ser uma das empresas de comunicação mais importantes do interior do estado. A primeira é tradição, a segunda, regularidade, a terceira, qualidade da notícia e, a quarta, credibilidade. Parabéns a toda equipe por mais um ano de conquistas.”

Luciana Ferraz, jornalista, TV Zoom

"Há 65 anos A VOZ DA SERRA conta com uma força. Força que oferece maior alcance, ajuda a apresentar suas ideias, a difundir seus pensamentos, lutar por suas causas, evoluir, mostrar sua cara, a voz que tem – uma voz de opinião: A VOZ DA SERRA. A VOZ DA SERRA cumpre com o que se espera e se supera. A VOZ DA SERRA. Uma rede de encontro, um meio que reúne as diversas vozes da serra, um meio social e um cartão de visitas da sociedade friburguense. Parabéns à serra pela sua voz! Parabéns, A VOZ DA SERRA, por sua história, contando histórias, reportando fatos, transmitindo notícias e dando credibilidade à voz da serra.”

Igor Luiz Menta, Rádio Sucesso FM

"Nova Friburgo se orgulha de possuir um meio de comunicação eficaz, que sempre teve como interesse principal divulgar de forma eficiente a nossa cidade, sendo um canal de informação respeitadíssimo. A Universidade Federal Fluminense, polo de Nova Friburgo, parabeniza A VOZ DA SERRA pelos seus 65 anos de compromisso com Nova Friburgo e Região Serrana, desejando que a cada dia possamos estreitar as nossas relações visando um bem comum: a consolidação de uma educação de qualidade em uma cidade que tem muito a oferecer”.

Délcio Nacif Sarruf, professor e diretor da Faculdade de Odontologia da UFF/NF

"A Voz da Serra, jornal friburguense, completa 65 anos. Em evento tão importante, a Faculdade Santa Dorotéia não poderia deixar de, com muita alegria, assinalar a ação comunicativa, o empenho sem limites deste nosso importante órgão de divulgação. Por inúmeras vezes esta faculdade recebeu seus benefícios, através do apoio irrestrito em divulgações pontuais de suas atividades; nossa escola sempre encontrou repercussão neste jornal que, por divulgar matérias importantes, é fator de promoção da comunidade-leitora, que nele encontra meios de crescimento social e cultural. A Voz da Serra atinge, com sua voz possante, não só Nova Friburgo, como também outros estados do Brasil. Num trocadilho que entendemos necessário, nosso jornal ultrapassa a serra. Todos sabem que para manter coerentemente um jornal, a tarefa é árdua. Entretanto, A Voz da Serra resiste aos embates, que sabemos não serem poucos, tendo à frente Laercio Rangel Ventura, sua irmã, Dalva Ventura, e todos que, com eles, acreditam na propagação da notícia isenta e livre. Assim venceu com brilhantismo seu cinquentenário e hoje, aos 65 anos, vive e recebe o carinho e respeito de todos que o leem. E são muitos que reconhecem uma de suas características principais: acompanhar as exigências da modernidade, atualizando-se no diagnóstico e na prevenção de nossos grandes problemas sociais. Podemos aqui complementar: sua importância é decisiva para que, principalmente, nós, cidadãos friburguenses, possamos, através da notícia, realizar os nossos sonhos e reivindicar soluções para toda a cidade. Sentimo-nos abraçados, porque, como irmãos e irmãs de uma família maior: a da comunicação, que se empenha por uma sociedade mais justa, crítica e vinculada aos verdadeiros valores éticos. Parabéns ao senhor Laercio Rangel Ventura, diretor de A Voz da Serra, e parabéns a Nova Friburgo por este periódico tão próspero.”

Lívia Mastrângelo, Faculdade Santa Dorotéia

"Para a equipe do Cefet/RJ UnED Nova Friburgo o jornal A VOZ DA SERRA é de suma importância, por representar um grande elo de ligação para com a população local e da região. Acreditamos que um meio de comunicação como este frutifica e fortifica aspectos como cidadania, democratiza o acesso a informação, presta serviços ao povo que demanda por atenção. E para esta Instituição não poderia haver parceria melhor, afinal para a consolidação da educação e se faz necessária a informação, aquilo que este jornal tem de fato a capacitação no relato, transitando com igual emprenho e imparcialidade na apresentação dos fatos e dos atos, sejam eles sociais, políticos ou gerais. Desta forma, aproveitamos para parabenizar a equipe que durante todo esse tempo fez e faz este jornal acontecer”.

Fernanda Rosa, diretora da UnED de Nova Friburgo do Cefet/RJ

" A VOZ DA SERRA tem uma importância ímpar para Nova Friburgo. São décadas informando a população sobre os fatos marcantes da cidade e região. A VOZ DA SERRA foi o único jornal friburguense que sobreviveu aos planos econômicos, à concorrência desleal, às perseguições políticas, entre outros fatores que dizimaram os impressos que um dia surgiram nesta cidade. Por isso, A VOZ DA SERRA é uma marca que está inseparavelmente ligada à comunicação na cidade de Nova Friburgo”.

Jorge Maroun, professor e coordenador do curso de Comunicação Social da Universidade Estácio de Sá

"Quando assumi a direção do Sanatório Naval de Nova Friburgo, em janeiro de 2009, encantei-me por esta cidade, de tão carinhoso povo e de generosa natureza. Tornei meu hábito a atenciosa leitura do diário A Voz da Serra, atraído pela qualidade de sua informação, seus valiosos colunistas e diversidade de conteúdo, sobretudo seu caderno Light, onde sempre encontro matérias de inestimável valor prático. Ao conhecer a história deste diário, pude melhor compreender o sentido de desafio, ética e fidelidade. Desafio que tiveram os seus fundadores que, com empreendedorismo, não permitiram que as dificuldades de outrora sobrepujassem os seus ideais. Ética que sempre ressaltam ao divulgar a verdade de uma forma transparente e lúcida. Fidelidade aos anseios de seus leitores e aos mais distintos valores de levar a informação e cultura em uma linguagem que seja entendida e agrade os mais diversos setores sociais. A marca destes valores se destaca na sua moderna versão eletrônica, veículo que dá asas ao olhar friburguense, existente nos mais diversos cantos do mundo. Pela sua história, presente e promissor futuro, transmito em nome da Marinha do Brasil, em meu nome e em nome da tripulação do Sanatório Naval de Nova Friburgo, os parabéns pelo transcurso do 65º aniversário de sua criação, rogando a Deus que cubra de bençãos os seus funcionários e familiares.”

Nestor Francisco Miranda Júnior, capitão de fragata e diretor do Sanatório Naval

"Durante os últimos 65 anos, nossa cidade vem sendo abastecida com informações, sobretudo o que interessa à comunidade. Com o passar dos anos, e na medida em que as pessoas saíam em busca de novos horizontes, A Voz da Serra continuou sendo a principal fonte de informação. Hoje, das mais variadas partes do mundo, as pessoas continuam sendo alimentadas com informações precisas sobre o que acontece em sua terra natal. Este é o jornal A Voz da Serra! Um jornal tradicional e contemporâneo ao mesmo tempo. Este é um dos nossos maiores patrimônios que em suas páginas registrou a história de gerações e ainda hoje se faz presente na vida da nossa cidade.”

Walter Luiz Thuller, empresário e diretor da Luau TV

"O 6° Grupamento de Bombeiro Militar parabeniza o jornal A VOZ DA SERRA pelos 65 anos de existência, se mostrando presente na vida dos friburguenses em todos os momentos. Este importante veículo de comunicação não mede esforços para tornar público tudo que acontece de importante em nosso município, e se faz parceiro e colaborador nas causas nobres. Nós, os bombeiros de Nova Friburgo, nos sentimos honrados em contar com a cobertura do jornal A VOZ DA SERRA em nosso dia a dia, nos eventos atendidos, sempre levando a informação ao povo e buscando conscientizar seus leitores, seja quanto à segurança no trânsito, como também nas campanhas de prevenção que promovemos. Sinceros votos de parabéns.”

Tenente-coronel João Paulo Mori, comandante do 6º GBM

"Eu vejo em A Voz da Serra um exemplo de jornal, que divulga e informa em nosso município e arredores o que acontece de destaque em Nova Friburgo. Ler A Voz da Serra é ser bem informado sempre”

Fabrizio do Almo Salarini, chefe da Agência Estadual de Trabalho e Renda de Nova Friburgo

"Foi com muita honra que mais uma vez propus sessão especial na Câmara de Vereadores para homenagear A VOZ DA SERRA, desta feita pelos seus 65 anos de existência. Uma existência pautada na prevalência da ética e na busca da informação com seriedade e responsabilidade. A VOZ DA SERRA é, sem dúvida, um grande formador de opinião, o principal veículo impresso da região, uma liderança incontestável, que pelas mãos de Laercio Ventura vem se destacando ao longo desses anos, prezando a qualidade de um trabalho que é realizado com maestria por uma gabaritada equipe. Cabe a Nova Friburgo reconhecer a importância e o papel fundamental deste jornal que, muito mais que um mero veículo de comunicação, é o protagonista de uma grande história friburguense.”

Marcelo Verly, vereador e vice-presidente da Câmara de Nova Friburgo

"Parabéns ao jornal a Voz da Serra! Parabéns a toda equipe de profissionais que tem cumprindo diariamente, com carinho e dedicação, sua nobre missão de levar a cada um de nós, friburguenses, todas as manhãs, informação precisa e análise inteligente dos fatos e histórias que aconteceram e marcaram a nossa região. Sabemos das dificuldades e dos enormes desafios que a pequena imprensa do interior enfrenta para permanecer realizando um trabalho sério, reflexivo e imparcial, prezando pela liberdade de opinião e o rigor informativo. É por este motivo que nós, friburguenses, temos hoje muito orgulho e admiração pelo ‘nosso’ A VOZ DA SERRA, que durante esses 65 anos cumpriu com paixão, sacrifício e devoção o seu papel cívico e institucional, que é o de formador de opinião e fomentador do espírito crítico. Parabéns por esta grande conquista do povo friburguense.”

Carlos Rosemberg, radialista e publicitário

"Tenho aprendido a cada dia que história se faz com pessoas. Por isso quero parabenizar todos que estão atrás das páginas deste jornal. São 65 anos de uma estrada que ainda está no início. Parabéns ao passado, aos que começaram, muitos nem estão mais entre nós. Parabéns ao presente, os que estão agora com a mão na massa. E parabéns ao futuro, aos que virão. É assim que todo ano comemoro o aniversário do jornal A VOZ DA SERRA. Olhando para frente sem esquecer que uma história se faz com a dedicação de muitas mãos. É impressionante como tudo fica mais fácil quando nos unimos para sonhar o mesmo sonho. Neste momento quero convidar você, que está lendo este texto, para sonhar comigo por mais 65 anos de sucesso para A VOZ DA SERRA e as pessoas que fazem parte de sua história. Uma história feita a muitas mãos.”

Olney Botelho, deputado estadual

"É com enorme satisfação que registro mais um aniversário do jornal A VOZ DA SERRA, que há 65 anos – completados neste dia 7 de abril – vem se destacando como um dos mais importantes periódicos da Região Serrana fluminense. Criado pelo inesquecível Américo Ventura e agora sob a batuta de Laercio Rangel Ventura, continua se destacando como um jornal a serviço de Nova Friburgo e da população serrana, com um trabalho pautado pela ética, pela qualidade e pela credibilidade. Nesta oportunidade gostaria de também estender meus cumprimentos a todo o corpo redacional e demais funcionários de A VOZ DA SERRA, cujo trabalho é o principal pilar de sustentação deste baluarte do jornalismo da Região Serrana fluminense e verdadeiro patrimônio do povo friburguense.”

Rogério Cabral, deputado estadual, presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro

"A Voz da Serra tem um papel importante em nossa comunidade, que é informar com qualidade.”

Gilberto Salarini, gerente administrativo-financeiro da Autran

Jornal A Voz da Serra 65 anos levando

informação de qualidade para a população Serrana

 

07 de Abril de 1945 a 07 de Abril de 2010 (Um jornal que faz parte da história do estado do Rio de Janeiro)

Nos da Associação Sócio Cultural UZINA ECO ARTE – Uma entidade socioambientalista, cultural e educacional que atua há 20 anos em diversos municipios Fluminenses como Niterói, São Gonçalo, Rio de Janeiro, Duque de Caxias e Belford Roxo parabenizamos o conceituado, histórico e ilustre jornal A Voz da Serra pelos seus 65 anos de fundação e história jornalística no estado do Rio de Janeiro em particular na Região Serrana.

Fundado em 7 de abril de 1945 o importante veiculo de comunicação jornal A VOZ da Serra é a verdadeira voz cidadãos e cidadãs dos municipios fluminenses de Nova Friburgo, Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Santa Maria Madalena,São Sebastião do Alto,Sumidouro e Trajano de Morais.

O jornal A Voz da Serra com o seu jornalismo ético, coerente e sempre voltado para o desenvolvimento regional da Região Serrana honra e dignifica a imprensa fluminense e do estado do Rio de Janeiro.

Para nós da Ong UZINA ECO ARTE a existência de jornais com a credibilidade e coerência do jornal A Voz da Serra é fundamental para a construção de uma sociedade socialmente justa, ecologicamente equilibrada e com oportunidades para todos.

A imprensa é alicerce fundamental para a evolução e o amadurecimento da nossa democracia e da nossa cidadania e o mais que sexagenário jornal A Voz da Serra há décadas vem sendo um belo exemplo para centenas de milhares de jornais regionais e diários, seja nos municipios do estado do Rio de Janeiro quanto nesse Brasil de dimensões continentais constituído por 27 estados e mais de cinco mil municipios.

“O jornal é a verdadeira forma de república do pensamento. É a locomotiva intelectual em viagem para mundos desconhecidos, é a literatura comum, universal, democrática, reproduzida todos os dias, levando em si a frescura das ideias e o jogo das convicções.” (Machado de Assis)

Atenciosamente,

Ambientalista e ex-líder estudantil Marcio Luiz (vice-presidente da Associação Sócio Cultural UZINA ECO ARTE)

Tel: (21) 8282-2321 - E-MAIL: uzina-ecoarte@ig.com.br

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade