Texto: Eloir Perdigão / Fotos: Lúcio Cesar Pereira
Quem chega à parte social do Friburguense A.C. e se depara com a piscina cheia, rostinhos sorridentes e gente feliz sabe que o clube vai bem. Afinal, está prestando um bom serviço e os sócios estão satisfeitos. E assim tem sido neste início de verão, com sol forte, calor e o cenário não poderia ser melhor. O presidente Wagner Faria circula entre os diversos setores, para com um e outro e aproveitava para conferir se tudo está no seu devido lugar. É um grande clube, que extrapola os limites de Olaria e tem sócios de todo o município.
Wagner procura manter tudo sob controle — inclusive o setor financeiro — e assim vai conseguindo garantir a satisfação dos sócios, dentro do possível. Nesta época, a piscina ganha disparada na preferência dos frequentadores. A sauna — seca e a vapor, masculina e feminina — e a hidromassagem igualmente abiscoitam uma parte da preferência. Outros setores, porém, também atraem adeptos, como o ginásio poliesportivo Helena Deccache, a área de lazer — com dois quiosques, churrasqueira, salão de jogos (sinuca, pingue-pongue, totó), outra sala para jogos de carta e o campo de futebol society com grama sintética. Na parte da frente ficam a secretaria e o salão social. E por falar em campo, o Estádio Eduardo Guinle é um capítulo à parte, com o time profissional que disputa a primeira divisão de futebol do Estado do Rio. Os sócios ainda aproveitam a pista de atletismo em volta do campo para praticar exercícios, como a tradicional caminhada.
O QUE PENSAM OS SÓCIOS – Tutimés Barreto Barbosa, instalador eletrônico, morador de Olaria, sócio há seis anos, se divertia na hidromassagem com dois filhos. Ele gosta do clube e a hidromassagem é um dos seus pontos preferidos, embora use as demais dependências. Os filhos Luiz e Gustavo, apesar de acompanharem o pai, preferem mesmo a piscina.
Já Giovana Gonçalves Garcia, residente em Olaria, comerciante, sócia há mais de 20 anos, é uma apaixonada pelo Friburguense, onde criou os filhos e sempre que possível leva o casal de netos quando visitam Nova Friburgo, como neste fim de ano. Ali seus filhos cresceram, aprenderam a andar e nadar, num ambiente de total tranquilidade. Giovana frequenta a sauna todos os dias. Sábado e domingo, então, lá está ela, com qualquer tempo. "Só não venho na segunda-feira porque o clube não abre”, diz, entre risos. Ela sai do serviço e vai direto para o clube, que elogia e garante estar cada vez melhor.
Bruno Carvalho Pereira, empresário, também morador de Olaria, diz que é sócio do Friburguense desde que nasceu. Tem fotos tiradas ali com um ano de idade. Julga ser um dos melhores clubes de Nova Friburgo. Ele particularmente curte as peladas no campo de society. Todo domingo bate uma bolinha. E os filhos, ainda pequenos, curtem a piscina. E diz que o clube satisfaz a todos os gostos num ambiente muito agradável.
A piscina, assim como a sauna: frequência em alta no verão
A área de lazer e suas churrasqueiras
EXPERIÊNCIA POSITIVA, MAS SEM REELEIÇÃO – Wagner Faria é presidente do Friburguense no período 2013/2015. Está sendo para ele uma experiência diferente. O clube tem 500 sócios e, como ele diz, cada um pensa diferente, com seus direitos e deveres. E a grande dificuldade reside no detalhe que muitos dos sócios só lembram dos direitos e se esquecem dos deveres. Aí entra o jeito de ser do presidente, com seu jogo de cintura, ponderação, muita conversa, e consegue levar a administração adiante.
O cotidiano do Wagner presidente do Friburguense se modifica a cada dia. Funcionário do INSS, se viu diante de dificuldades maiores no início de sua gestão, mas à medida que o tempo foi passando ele foi aprendendo e atualmente julga a experiência muito positiva. Mas não pensa em reeleição, por ser contra esse tipo de coisa em todos os setores. Até na política. É contra qualquer tipo de reeleição. Até para dar chance a novos valores, ideias e procedimentos, pois como afirma, "é necessária a mudança”. O presidente pondera que até novembro de 2015 é um período suficiente para ele realizar tudo que planejou. E nutre a esperança de que, quem vier, haverá de dar continuidade ao trabalho.
Sócio há 25 anos do Friburguense e agora presidente, Wagner procura atender a todas as reivindicações dos sócios (que querem sempre mais), mas, como ele mesmo afirma, tem que saber ate onde pode ir. Tudo deve ser planejado e obedecer à previsão orçamentária, do ano anterior para o ano seguinte. Sua preocupação é se atualizar, oferecer coisas novas, sempre dentro do possível.
Um exemplo é a caldeira nova da sauna, pois a antiga já se apresentava deficiente. E como o próprio Wagner diz, "sauna e piscina são a alma do clube”. Se uma das duas não funcionar, vai haver problema. Principalmente no verão, como agora, a piscina atrai um naco maior da atenção do presidente, que se preocupa com a segurança de adultos e crianças que enchem o clube nesta época. Toda a atenção é pouca.
O Friburguense só fecha às segundas-feiras. Funciona de terça a sexta-feira, das 8h às 22h; sábado, das 8h às 20h; e domingos, das 8h às 17h, com uma hora a mais durante o horário de verão. Situado em Olaria, próximo ao Parque São Clemente, o clube azul, vermelho e branco tem sócios de todos os bairros e distritos. Wagner inclui o Friburguense entre os melhores clubes de todo o estado e até do país. Essa comparação se torna possível por ocasião das viagens com o time profissional.
Wagner pretende encerrar sua gestão em novembro de 2015 consciente que ainda restam alguns detalhes para terminar, mas com a situação financeira controlada, com o pés no chão. "Isso é como na nossa vida pessoal também” frisa, "pois temos que saber até onde podemos ir. Estamos indo, passo a passo.”
E, como não poderia faltar, Wagner encerra falando do futebol profissional e a grande expectativa da participação do Friburguense no campeonato carioca 2015, um dos torneios mais tradicionais do Brasil. E em nível social vem aí, em janeiro, a festa tropical do Friburguense.
O presidente Wagner: uma experiência diferente
PARTICIPE DE A VOZ DE OLARIA
REDAÇÃO 2522-2035
WHATSAPP 9 9274 8789.
redacao@avozdaserra.com.br
A seção será publicada quinzenalmente, às quartas-feiras.
Deixe o seu comentário