NECROLÓGIO - Cláudio Augusto Piragibe Magalhães

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014
por Jornal A Voz da Serra
NECROLÓGIO - Cláudio Augusto Piragibe Magalhães
NECROLÓGIO - Cláudio Augusto Piragibe Magalhães

O arquiteto carioca Cláudio Augusto Piragibe Magalhães faleceu, aos 85 anos, ontem, 20, deixando a esposa, Conceição Cardoso Piragibe Magalhães, filhos, netos e amigos saudosos.

Formado pela Faculdade Nacional de Arquitetura da antiga Universidade do Brasil (atual Uerj), em 1953, iniciou uma vitoriosa carreira profissional, como arquiteto, topógrafo e pesquisador, inicialmente na área pública, tendo atuado como diretor de Parques e Jardins da Cidade do Rio de Janeiro, inclusive na conservação dos jardins do Parque do Flamengo, e como diretor da Emop, destacando-se ainda a sua participação como um dos autores do projeto do Edifício Garagem Menezes Cortes. 

Nos anos 70, Cláudio Piragibe transferiu-se para a área privada e, por vários anos, trabalhou na Refinaria de Manguinhos. Depois de se aposentar, mudou-se para Nova Friburgo e passou a colaborar com o Nova Friburgo Country Clube, do qual foi vice-presidente de Parques e Jardins em diversos mandatos, colaborando na restauração da porção tombada como patrimônio histórico da Chácara do Chalet, cujo projeto original é de autoria do francês Glaziou, que também foi, ainda no século XIX, diretor de Parques e Jardins do Rio.  

Seus trabalhos como pesquisador e colaborador tanto do Iphan como do Pró-Memória de Nova Friburgo renderam-lhe recente homenagem do Instituto dos Arquitetos, na Fundação Casa Ruy Barbosa, no Rio de Janeiro. Cláudio Piragibe, amante das grandes viagens, também era conhecido pelos seus curiosos hobbies, destacando-se entre eles os carros antigos e a fotografia.

Piragibe era assinante e leitor assíduo de A VOZ DA SERRA. À família enlutada, direção e equipe deste jornal enviam seu pesar.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade