Natal vai movimentar R$ 2,7 bi no Estado do Rio

Levantamento da Fecomércio mostra que 7,8 milhões vão comprar presentes. Gastos em média são de R$ 353,96
segunda-feira, 09 de dezembro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
A Praça Dermeval decorada (Arquivo AVS)
A Praça Dermeval decorada (Arquivo AVS)

Segundo levantamento do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), sobre expectativa de vendas para o Natal, 61% dos entrevistados disseram que pretendem comprar presentes, porcentagem que corresponde a 7,8 milhões de pessoas. A movimentação com as compras de Natal vai representar uma injeção de R$ 2,7 bilhões na economia do Estado do Rio de Janeiro.

A pesquisa mostra que a cada dez pessoas, sete (69,8% dos entrevistados) pretendem comprar mais de um presente. O gasto médio com as compras de todos os presentes deve ser de aproximadamente R$ 353,96, mesmo nível do ano passado para 49,8% dos entrevistados. Entre os presentes mais procurados estão as roupas, que representam a opção número um dos consumidores fluminenses na hora de escolher um presente, com 56,4% das intenções de compra. As famosas “lembrancinhas” estão em segundo lugar na lista, com 47,2%. Em terceiro lugar na preferência, os brinquedos, com 43,6%.

Cerca de 39,7% dos entrevistados disseram que preferem presentear com calçados, bolsas e acessórios; 38,4% dos consumidores comprarão perfumes e cosméticos e 24,9% vão optar por joias ou bijuterias para dar de presente. Os eletrônicos aparecem apenas na 7ª posição de preferência dos fluminenses, com 21,6% das intenções de compra.

Geração de empregos

De acordo com o levantamento do IFec RJ, aproximadamente 25 mil estabelecimentos fluminenses pretendem realizar, ou já realizaram, contratações provisórias para o Natal e para a alta temporada de fim de ano. Com isso, entre os meses de outubro e dezembro, cerca de 25 mil vagas serão ofertadas. Na análise do IFec RJ, a contratação de temporários será a melhor dos últimos 10 anos. Em dezembro, 25,1% dos novos empregos temporários devem ser ofertados, demonstrando a importância do Natal e do réveillon para o comércio em geral.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Natal
Publicidade