O Natal dos Sonhos já começou em Nova Friburgo e o fim de semana foi pleno de atividades para a família, todas com entrada franca. Com as Cantatas de Natal, a Caminhada das Luzes e a inauguração da Casa do Papai Noel, friburguenses e turistas puderam aproveitar o melhor da programação preparada para as festas de fim de ano na região.
A parceria da Prefeitura com a Igreja Matriz São João Batista mostrou, novamente, ser um sucesso. A apresentação do Coro Lírico Acrópolis e do Cantomusarte, no sábado, encantou o público com um belo repertório de clássicos natalinos e canções inconfundíveis como “Halelluja”, do oratório “O Messias” de Georg Friedrich Handel e “Gloria In Excelsis Deo”, de Carole Stephens. O evento atraiu um numeroso público para assistir a mais esse espetáculo imperdível.
No domingo, as crianças se divertiram com a abertura da Casa do Papai Noel na Oficina Escola de Artes. O prefeito em exercício Sérgio Xavier levou a família para conferir o local, junto com o secretário de Cultura Roosevelt Concy e a secretária de Turismo Bianca Tempone. A visitação pode ser feita de terça a domingo, das 14h às 20h, até o dia 24 deste mês, véspera de Natal.
O fim de semana terminou com uma animada “Caminhada das Luzes” em Olaria. Centenas de pessoas acompanharam o desfile que já havia sido realizado com sucesso no Centro. Naquele bairro, o sucesso se repetiu, com a população envolvida pela atmosfera natalina. O ato partiu da Rua Maria d’Angelo Magliano, ao lado da Igreja Nossa Senhora das Graças, passando pela Rua Presidente Vargas, e seguiu até a Rua Raul Veiga.
A programação continua nesta terça, 6, com uma missa especial homenageando Saint Nicolas, o padroeiro da cidade de Fribourg, na Suíça, rezada pelo padre Marcos Vinicius. Com início às 19h, na Catedral de São João Baptista, durante a missa será repetida a tradição suíça da distribuição dos biscômes—biscoitos da fartura—para os participantes. A missa será seguida pela apresentação do Coro do Cristo Redentor, do Rio de Janeiro. Entrada franca.
O Natal dos Sonhos continua por todo mês de dezembro com uma programação variada. Quem quiser conferir o que mais está sendo preparado pode se informar através do telefone (22) 9801-2852 ou pelo site www.nataldossonhosnovafriburgo.com.br. LIVRE
Catedral tem missa de Saint Nicolas
Natal dos Sonhos homenageia Fribourg e seu padroeiro
Nesta terça-feira, 6, às 19h, o projeto Natal dos Sonhos de Nova Friburgo convida a comunidade para participar da missa na Catedral São João Batista, a ser celebrada pelo padre Marcos Vinícius, homenageando Saint Nicolas, o padroeiro da cidade de Fribourg, na Suíça, terra natal dos fundadores de Nova Friburgo.
Repetindo a tradição suíça, após a missa serão distribuídos os biscômes, biscoitos suíços da fartura, para os participantes do ato religioso. Em seguida haverá apresentação do Coro do Cristo Redentor, da cidade do Rio de Janeiro.
A LENDA – Saint Nicolas de Myra (São Nicolau de Mira) é também chamado Nicolas de Bari. Nasceu em Patara, uma cidade de Lícia, no sudoeste da Ásia Menor (atual Turquia), entre 250 e 270 d.C, e morreu em 6 de dezembro, em 345 ou 352, na cidade portuária de Mira, na Ásia Menor.
É um dos santos mais populares da Grécia e da Igreja Latina, tendo sido bispo de Mira, no século IV. Sua vida e ações são cercadas por muitas lendas. Uma delas dá conta que Saint Nicolas fez uma peregrinação ao Egito e Palestina. Em seu retorno, seu tio, o bispo de Mira, morreu. Uma voz recomendou aos bispos reunidos para nomear o seu sucessor o primeiro que adentrasse a igreja: foi Nicolas.
Saint Nicolas supostamente morreu em 6 de dezembro de 343, vítima de perseguição do império romano. Foi enterrado em Mira. Em 1087 mercadores italianos roubaram seus ossos e os levaram para Bari.
O santo é celebrado a cada 6 de dezembro em parte da Europa e é o padroeiro da cidade de Fribourg, na Suíça. A cada ano uma multidão vai para as ruas para ver passar o Saint Nicolas e o bicho-papão. No fim da tarde, o Saint Nicolas caminha sobre um burro e acena para a multidão, acompanhado do bicho-papão, e distribui doces para as crianças—os biscômes.
Durante os festejos Saint Nicolas visita a cidade, creches, distribui guloseimas para as crianças e a ele é entregue a chave da cidade pelo prefeito. Carros alegóricos, desfiles, shows, fogos de artifício fazem parte das comemorações. É um feriado importante na vida cultural de Fribourg.
Saint Nicolas é também uma oportunidade de receber presentes três semanas antes do Natal e do Papai Noel fazer a distribuição de brinquedos nas chaminés das casas suíças.
Deixe o seu comentário