Um dos dias mais aguardados do ano chega. Uma árvore de Natal no canto do salão, luzes, bolas, pequenos papais noéis fazem parte da ornamentação. O cheiro da rabanada mergulhada no açúcar e na canela já pode ser sentido de longe. A espera pelo sonhado presente. A expectativa pela visita de um parente e pela chegada do Papai Noel. Os abraços, desejos de um próximo ano cheio de realizações, a lembrança do menino Jesus.
Assim como nas residências, os natais em diversas entidades da cidade também são cheios de tradições e confraternização. O Lar Abrigo Amor a Jesus (Laje) e a Casa dos Pobres São Vicente de Paulo são dois exemplos de instituições que celebram a data. Com direito a ceia farta e a visita do Bom Velhinho, os assistidos têm uma celebração especial.
No Laje, os 78 idosos atendidos pela entidade já começam a comemorar no dia 23. A festa se inicia com um almoço, com direito a distribuição de presentes, apresentações musicais natalinas, cinco papais noéis e muita animação. No dia 25, há um novo almoço natalino.
“Preparamos uma ceia farta todos os anos. Esses idosos são a extensão da nossa família. Passamos mais tempo com eles do que em casa”, afirma a secretária da instituição, Roseanna Almeida, acrescentando que “uma pequena parte dos pacientes recebe a visita dos familiares. Eles ficam extremamente alegres. Temos funcionários que chegam a levar alguns deles para celebrar o Natal em suas casas. O Natal já é uma data importante, para eles então é mais significativo ainda. Não podemos e nem somos capazes de deixar passar em branco”. Assim como a ceia natalina, no dia 1º de janeiro o Lar também promove uma grande celebração de Ano Novo.
Na Casa dos Pobres São Vicente de Paulo, a comemoração também é grande. A instituição, que atende 160 pessoas, entre idosos e portadores de necessidades especiais, promove uma tradicional festa natalina todos os anos. Abertos a visitantes, os eventos começam no dia 24 com uma celebração eucarística, ceia e chegada do Papai Noel com entrega de presentes. No dia 25 de dezembro, a Casa ainda promove almoço especial.
“Nos preocupamos muito em sempre manter o clima natalino. Temos a participação de alguns familiares e benfeitores que colaboram e visitam nossos assistidos, mas muitos pacientes não têm a presença de parentes e é nesse momento que devemos nos fazer ainda mais participativos na vida deles. Nossa festa é muito familiar, buscando preencher a lacuna dessas ausências. E o Natal traz esse clima especial. A expectativa deles é muito grande e é um dia de muita alegria”, destaca a irmã Adriana Aparecida Santos, diretora da unidade.
O Laje é uma instituição filantrópica que abriga idosos residentes no município e tem sede na Rua Souza Cardoso, 403, Lagoinha. Fundada em 14 de julho de 1929, a entidade se mantém através de doações, bazares, campanha do quilo, almoços e eventos diversos. A Casa dos Pobres São Vicente de Paulo, por sua vez, foi fundada em 28 de maio de 1933, com a finalidade única de atender pessoas idosas de ambos os sexos e adultos com deficiência. Localizada na Rua General Osório, 377, Centro, a instituição sobrevive com o valor do benefício dos assistidos, mas, assim como o Laje, para ajudar a se manter por completo, a instituição também promove eventos diversos e recebe doações. Mais informações sobre o Lar Abrigo Amor a Jesus pelo telefone (22) 2522-5130 e sobre a Casa dos Pobres pelo número (22) 2522-1338.
Deixe o seu comentário