Natação faz bem para tudo

Atividade física melhora a saúde, contribui com a boa forma, evita doenças e ajuda na segurança
sábado, 06 de abril de 2019
por Alerrandre Barros (alerrandre@avozdaserra.com.br)
Natação faz bem para tudo

Um dos esportes mais completos que existem, a natação oferece inúmeros benefícios para a sonhada qualidade de vida. Praticada por pessoas de todas as idades, desde bebês até idosos e portadores de necessidades especiais, a atividade é uma ótima alternativa para aqueles que não gostam da rotina de uma academia de musculação, mas adoram ficar dentro d’água.

A professora de educação física, Kátia Mussi é especialista no assunto e explica que a natação é uma atividade divertida que amplia a capacidade respiratória, fortalece músculos, evita doenças e também contribui com a segurança, pois uma pessoa que sabe nadar pode evitar afogamentos e salvar vidas.

“É uma atividade que aumenta a coordenação motora. Como todos os músculos do corpo são solicitados, contribui para o fortalecimento do tônus muscular. Não gera impacto e evita alguns riscos às articulações e ossos. A água é mais densa que o ar, o que aumenta a resistência”, afirmou a especialista formada pela UFRJ.

Para quem vive uma rotina agitada, começar ou encerrar o dia na piscina ajuda a reduzir o estresse. A natação exige do praticante concentração durante os treinos. A pessoa mantém o foco na atividade realizada, deixando pelo menos durante a aula os problemas do dia a dia de lado. “O exercício ajuda a liberar endorfina, hormônio da felicidade, que promove a sensação de bem-estar”, explicou Kátia, que dá aulas no Colégio Anchieta e no Colégio Estadual Jamil El-Jaick.

A natação ajuda ainda na prevenção de doenças cardiovasculares. Os movimentos realizados na piscina, juntamente com o trabalho respiratório fortalecem a musculatura do coração, que consequentemente consegue bombear mais sangue, aumentando o transporte de oxigênio e nutrientes para os órgãos e células, melhorando, assim, a saúde.

Associada à dieta equilibrada, a natação ajuda também na perda de peso, afinal, uma aula intensa proporciona uma grande perda de calorias. Além disso, a força e os movimentos sincronizados exigidos para movimentar o corpo na água trabalham todos os grupos musculares. Para os iniciantes, uma dica: é necessário progredir aos poucos, sem exageros no início, evitando assim lesões.

Além de fortalecer os músculos da parede torácica, a natação dilata os brônquios. Dessa forma, aumenta a oxigenação e aperfeiçoa o sistema respiratório. “A atividade aumenta a capacidade respiratória, pois fortalece os músculos localizados na parede torácica, dilatando os brônquios e aumentando a oxigenação. Por ser uma atividade aeróbia, reduz o risco de diabetes tipo 2. É indicada para pacientes asmáticos”, afirmou Kátia Mussi.

Interessados em iniciar a atividade física, devem se consultar com um médico para saber se estão aptos à prática. Em seguida, adquirir uma roupa confortável, óculos e touca de natação e iniciar o exercício nas várias opções de piscinas da cidade. Em Friburgo, há também opções de piscinas aquecidas para o tempo mais frio. É sempre importante praticar a atividade com acompanhamento de um profissional.

 

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