Nascimento do maestro e compositor será lembrado em Nova Friburgo

No Dia Nacional da Música Clássica, Gama inaugura sala que homenageia Villa-Lobos
quinta-feira, 05 de março de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Nascimento do maestro e compositor será lembrado em Nova Friburgo
Nascimento do maestro e compositor será lembrado em Nova Friburgo

O dia 5 de março de 1887 — há 128 anos — marca o nascimento do compositor e maestro Heitor Villa-Lobos, falecido em 17 de novembro de 1959. Desde 2009, a data de nascimento do músico é considerada oficialmente no Brasil como o Dia Nacional da Música Clássica. Para celebrar o acontecimento, os integrantes do ‘Amigos de Villa-Lobos’, movimento recém-lançado a partir da celebração do centenário da estreia do compositor em Nova Friburgo — 29 de janeiro de 1915 — realizam hoje, 5, mais uma atividade em sua reverência. O Grupo de Arte Movimento e Ação (Gama) inaugura o Salão Villa-Lobos anexo ao restaurante Da Terra (Rua Augusto Spinelli 116, em frente à Câmara Municipal, Centro).

O Gama já vem realizando pequenas exposições nesse espaço, como no ano passado, versando sobre Noel Rosa. Agora foi instalado um painel com a foto de Villa-Lobos, lembrando sua passagem por Nova Friburgo há cem anos. O fundador do grupo, Júlio Cesar Seabra Cavalcanti (Jaburu) diz que a mostra constará também de quatro fotos do maestro e outras 16 imagens da arquitetura de Nova Friburgo nas décadas de 1910-1920, do acervo de Osmar de Castro.

A proposta, segundo Jaburu, é que as peças fiquem expostas nos meses de março e abril. Para maio está programada a mostra ‘Nova Friburgo Linda’, comemorando o 197º aniversário de fundação do município. O nome do Salão Villa-Lobos permanecerá, bem como o painel com sua foto e a inscrição "Villa-Lobos dignificando a história de Nova Friburgo”, com a menção do fato da audição do quarteto número 1 ter sido executada pela primeira vez no município.

O NOVO ESPAÇO - Funcionando há 11 meses, o restaurante Da Terra é de propriedade do chefe de cozinha Danilo Neves (foto a esquerda), formado em gastronomia pela Estácio/Barra da Tijuca. Criado em família do ramo — a mãe era garçonete e o pai chefe de cozinha, hoje proprietários de restaurante em Mury —, desde os 15 anos ele despertou seu interesse para a atividade.

Antes do curso superior, Danilo fez o curso técnico do Senac, em Águas de São Pedro/SP. Passou por São Paulo, Rio e Cabo Frio e se preparava para transferir-se para os Estados Unidos, quando surgiu a oportunidade do ponto onde instalou o restaurante self service, de comida brasileira saudável, com produtos da horta utilizando condimentos naturais. 

Sobre o espaço de exposições, Danilo o classifica como positivo. "Muitas pessoas que não conheciam determinados aspectos da cidade passam a ter conhecimento, como no caso de Villa-Lobos. As pessoas gostam, vejo sempre um interesse muito grande”, diz Danilo.

O ANO VILLA-LOBOS - Com apoio de A VOZ DA SERRA, a comemoração do centenário da estreia de Villa-Lobos em Nova Friburgo reúne diversos parceiros, a exemplo das bandas Euterpe Friburguense e Euterpe Lumiarense; a União Brasileira de Trovadores (UBT/NF), o próprio Gama; a Academia Friburguense de Letras, a Associação Comercial de Nova Friburgo (Acianf); Secretaria Municipal de Cultura, subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), entre outras entidades, que estão aderindo à proposta de fazer com que 2015 seja considerado o ‘Ano Villa-Lobos de Nova Friburgo’. 

O jornalista Girlan Guilland, um dos idealizadores do evento, cita que o homenageado vinha sempre a Nova Friburgo visitar sua tia paterna Zizinha. No verão de 1915, acompanhado de sua mulher, a pianista Lucília Guimarães, e do flautista Agenor Bens, apresentou concerto na noite de 29 de janeiro daquele ano, no antigo Theatro Dona Eugênia.

Na semana seguinte, em 2 de fevereiro, no então Cine Odeon, o trio repetiria a apresentação e naquela mesma temporada na cidade Villa-Lobos, então acompanhado pelos maestros Sérvio Lago (2º violino), Artur Eugênio Strutt (viola) e Homero de Sá Barreto (1º violino), na residência deste último, na Rua General Osório, escreveu e apresentou pela primeira vez o seu quarteto número 1, dos 17 que compôs durante sua carreira artística.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Villa-Lobos | Música | Homenagem
Publicidade